Entre flores e temores: a pandemia do novo coronavírus (COVID-19) e o comércio varejista de flores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2447-536X.v27i1.2232

Palavras-chave:

Economia, floricultura, horticultura ornamental, plantas ornamentais, isolamento social

Resumo

Visando a subsidiar uma melhor compreensão do cenário da crise instalada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2: COVID-19) no mercado varejista de flores, apresenta-se resultado de pesquisa exploratória descritiva realizada entre abril e maio de 2020 junto a 30 gestores de floriculturas localizadas na região sul do Brasil. Os resultados evidenciaram que os impactos mais significativos foram a queda no número de clientes, o que reduziu o faturamento quando comparado com os valores comercializados antes da pandemia, gerando uma redução na movimentação financeira de 45,3% em média. Das floriculturas pesquisadas, 70% ficaram fechadas em média 21,4 dias e quando foram reabertas, se deu com restrições no atendimento relativo ao horário ou controle do número de pessoas nas lojas. O uso do e-comerce e mídias sociais foram as principais ações de enfrentamento comercial na retomada das vendas, sendo os aplicativos mais usados o WhatsApp® e Instagram®. No entanto outras ações como desconto nas compras por quantidade, entrega grátis e marketing nas regiões de entorno das lojas também foram registrados. Entre as possíveis ações tomadas no enfrentamento da crise gerada pelo novo coronavírus e que pode vir a apresentar efeitos positivos, se destaca a oferta de cursos online direcionado ao comercio de kits de jardinagem, a adoção da metodologia just in time que poderá resultar na parceria com produtores locais para reduzir os custos de estoque e preço de compra, a organização de grupos de compras coletivas para barganhar preço junto aos atacadistas, bem como, a redução de custos de transporte e operacionalização no Veiling de Holambra.

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Biografia do Autor

Adilson Anacleto, Universidade Estadual do Paraná

Dr Departamento de administração Coordenador do programa de Pós Graduação em Administração de Empresas

Anna Paula de Araújo Bornancin, Universidade Estadual do Paraná

State University of Paraná, Administration Department, Voluntary Researcher in Scientific Initiation, State University of Paraná, Paranaguá, Paraná, Brazil.

 

Silas Hallel Camilo Mendes, Universidade Estadual do Paraná

State University of Paraná, Administration Department, Araucaria Foundation University Extension Scholarship – PIBEX UNESPAR, State University of Paraná, Paranaguá, Paraná, Brazil.

Luciane Scheuer, Universidade Estadual do Paraná

State University of Paraná, Administration Department, Associate Professor, Paranaguá Campus (UNESPAR), Paranaguá, PR, Brazil.

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Publicado

2020-10-30

Edição

Seção

Artigos