Condutividade elétrica e pH do substrato em cultivares de gérbera de vaso avaliado com duas metodologias

Autores

  • Fernanda Ludwig
  • Dirceu Maximino Fernandes
  • Poliana Rocha D’Almeida Mota
  • Roberto Lyra Villas Bôas

DOI:

https://doi.org/10.14295/oh.v13i0.1849

Palavras-chave:

Gerbera jamesonii, nutrição de plantas, substrato.

Resumo

As gérberas (Gerbera jamesonii) são plantas perenes, herbáceas, e possuem flor composta. Na natureza são encontradas na coloração que varia do amarelo ao laranja escuro, mas com o desenvolvimento de cultivares híbridos, disponibilizou-se no mercado grande variedade de cores, abrangendo: branco, nata, cor-de-rosa, vermelho, carmim, e até mesmo violeta. Hoje há disponibilidade de cerca de 20 tonalidades diferentes (Pandorfi, 2006).
Com a finalidade de se obter alta qualidade na produção de flores e plantas ornamentais, as necessidades nutricionais devem ser consideradas. A aplicação excessiva de fertilizantes via água de irrigação pode causar desequilíbrios nutricionais nas plantas, em virtude principalmente de antagonismos iônicos (Silva, 2002).
O uso de substrato permite para o produtor maior controle do pH e dos nutrientes. Um teste simples, rápido de substrato é necessário para o produtor tomar decisão sobre nutrição e administração de fertilidade (Cavins, 2002). Muitos problemas relacionados à nutrição de plantas podem ser reduzidos ou eliminados com a realização de testes de substrato, como a condutividade elétrica e pH, que são indicativos da disponibilidade de nutrientes para as plantas.
Existem vários métodos de análise de substrato, entretanto, é necessário o conhecimento da correlação entre os mesmos, para que o produtor possa comparar seus dados, com os trazidos pela literatura. Desse modo, o objetivo da presente pesquisa foi avaliar a condutividade elétrica e pH do substrato, em cultivares de gérbera fertirrigados com duas soluções nutritivas, com o uso de duas metodologias, pour-through e 1:2, estabelecendo uma correlação entre elas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-06-14

Edição

Seção

Artigos