Utilização de BAP na organogênese in vitro em dedaleiro.

Autores

  • Jorge Marcelo Padovani Porto
  • Renato Paiva
  • Luciano Coutinho Silva
  • Diogo Pedrosa Corrêa da Silva
  • Milene Alves de Figueiredo
  • Patrícia Duarte de Oliveira Paiva

DOI:

https://doi.org/10.14295/oh.v13i0.1561

Palavras-chave:

Lafoensia pacari St. Hil., BAP, Brotação

Resumo

A espécie Lafoensia pacari St. Hil., pertence à família Lythraceae, é conhecida popularmente por dedaleiro ou pacari. Esta árvore de médio porte (de 10 a 18 m de altura) possui crescimento lento e ocorre nos cerradões onde apresenta menor desenvolvimento. Sua fenologia é muito variável entre regiões. Floresce normalmente nos meses de outubro a dezembro e a maturação dos frutos ocorre nos meses de abril a junho. A dispersão é feita por pássaros e pelo vento (Silva & Barbosa, 2004). O dedaleiro é muito utilizado entre populações humanas devido seu potencial medicinal e estudos demonstram seu efeito antiinflamatório e analgésico (Rogério et al., 2006). Também é utilizada na arborização urbana, paisagismo e sua madeira na construção civil e carvão (Carvalho, 1994). 
Na fase de multiplicação, o principal objetivo é produzir o maior número de plantas possível, no menor espaço de tempo. O importante é obter uma taxa média satisfatória com o mínimo de variação de explante para explante. Outro aspecto importante é a qualidade e homogeneidade das partes aéreas produzidas, o que irá determinar o sucesso na fase seguinte de enraizamento (Grattapaglia & Machado,1998). 
Tendo em vista a importância medicinal e a carência de informações sobre o cultivo in vitro do dedaleiro, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a influência de diferentes concentrações da citocinina BAP na micropropagação da espécie Lafoensia pacari via organogênese direta a partir de segmentos caulinares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-06-14

Edição

Seção

Artigos