Sustentabilidade na floricultura brasileira: apontamentos introdutórios para uma abordagem sistêmica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/oh.v24i2.1253

Palavras-chave:

Sustentabilidade, plantas nativas, paisagismo ecológico, consumo.

Resumo

O artigo visa à exploração introdutória do tema da sustentabilidade na floricultura brasileira, tanto no seu segmento de flores e folhagens de corte e envasadas, quanto no paisagismo. O estudo parte de revisão bibliográfica, coleta e interpretação de dados sobre o desempenho recente do mercado de flores e plantas ornamentais no Brasil, com ênfase no papel desempenhado pela importação de material genético de espécies exóticas para a sustentação da atividade comercial no país. A partir desse fenômeno e da concentração produtiva e distributiva das flores e plantas no Estado de São Paulo (Holambra, Santo Antônio de Posse, Campinas, Atibaia e Mogi das Cruzes), discute a homogeneização nacional do gosto e dos hábitos de consumo e as exigências ecológicas para a adaptação de espécies exóticas. A pesquisa aponta, ao final, caminhos futuros para a investigação do potencial da exploração das espécies nativas em favor de melhores resultados para a sustentabilidade ambiental e socioeconômica do setor de floricultura e plantas ornamentais no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Hélio Junqueira, Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, SP, Brasil

Doctor in Communication Sciences (ECA / USP), postdoctoral and Master's degree in Communication and Consumer Practices (ESPM), postgraduate in Rural Development and Urban Food Supply (FAO / UNDP / ECLAC / IPARDES). Agronomist (ESALQ / USP). Associate Professor of the Professional Master in Food and Beverage Management at Anhembi Morumbi University; managing partner of Hórtica Consulting and Market intelligence.

Marcia da Silva Peetz, Junqueira and Peetz Consulting Ltd.

Senior economist, postgraduate in Agricultural Marketing and Urban Food Supply; managing partner of Hórtica Consulting and Market Intelligence.

Downloads

Publicado

2018-07-20

Edição

Seção

Artigos