Duração do ciclo e danos por altas e baixas temperaturas em gladíolo em função da época de plantio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/oh.v24i2.1174

Palavras-chave:

Gladiolus x grandiflorus Hort., ciclo de desenvolvimento, temperaturas extremas, geada.

Resumo

A época de plantio escolhida para cultivar uma espécie é fator determinante na duração do ciclo de desenvolvimento e na qualidade do produto colhido. O gladíolo é uma espécie que pode ser cultivada ao longo do ano, porém, em alguns períodos poderão ocorrer condições adversas ao cultivo, reduzindo sua qualidade. Foram conduzidos dois experimentos de campo em Santa Maria, RS, (Experimento 1: de agosto de 2011 a julho de 2012 e Experimento 2: de agosto de 2012 a julho de 2013) a fim de quantificar a influência da época de plantio na duração do ciclo e na qualidade das hastes de gladíolo, identificando possíveis danos por altas e baixas temperaturas no produto final. Conclui-se que é possível cultivar gladíolo ao longo do ano, porém a duração do ciclo de desenvolvimento do gladíolo é maior quando o plantio é realizado em períodos de baixas temperaturas, sendo esse dado importante para a programação da data de plantio, especialmente quando se desejar colher em datas pontuais (datas comemorativas). Temperaturas extremas (acima de 35 ºC e abaixo de 0 ºC) reduzem a qualidade comercial das hastes e até mesmo causam a morte da planta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natalia Teixeira Schwab

Professora Adjunta do Departemento de Fitotecnia, da Universidade Federal de Santa Maria. Pesquisas em Horticultura (Floricultura, Paisagismo, Olericultura) e Fenologia das culturas agrícolas.

Graduada em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mestre em Engenharia Agrícola (UFSM) (área de concentração: engenharia de água e solo). Doutora em Agronomia (área de concentração: produçao vegetal). Pós-doutorado em Agronomia (Fitotecnia).

Downloads

Publicado

2018-07-23

Edição

Seção

Artigos