Consumo brasileiro de flores e plantas ornamentais: hábitos, práticas e tendências contemporâneas

Autores

  • Antonio Helio Junqueira
  • Marcia Peetz

DOI:

https://doi.org/10.14295/oh.v23i2.1070

Palavras-chave:

Consumo, Flores e Plantas Ornamentais, Mercado Varejista Brasileiro.

Resumo

O consumo brasileiro de flores e plantas ornamentais reproduz as principais condições típicas de países em desenvolvimento, as quais compartilha com outras nações da América Latina, Ásia e África. Entre essas, destacam-se os baixos índices e consumo per capita, a centralização das compras em poucos itens tradicionais e a concentração da demanda em datas e ocasiões especiais do calendário nacional de celebrações. Contudo, nas últimas décadas, têm se observado índices de crescimento vigorosos para esta cadeia produtiva, sinalizando para um mercado potente e promissor tanto para produtores, quanto para atacadistas, varejistas, designers florais, paisagistas e outros profissionais atuantes no segmento. O presente artigo analisa dados originais de pesquisas quantitativas aplicadas em todo o Brasil, no período de 2014 a 2016, pela empresa de inteligência de mercado Hórtica Consultoria e pelo Sindicato do Comércio Varejista de Flores e Plantas Ornamentais do Estado de São Paulo (Sindiflores), revelando preferências, hábitos, práticas e tendências para o consumo de flores e plantas ornamentais no Brasil.

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Biografia do Autor

Antonio Helio Junqueira

Engenheiro Agrônomo, Especialista em Desenvolvimento Rural e Abastecimento Alimentar Urbano; Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo (ESPM/SP); Doutorando em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

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Publicado

2017-06-29

Edição

Seção

Artigos