Uso de fitorreguladores no enraizamento de estacas de Codiaeum variegatum (L.) A. Juss

Autores

  • Daniel Pinto da Silva Kramer
  • Regina Maria Monteiro de Castilho
  • Jefferson Anthony Gabriel de Oliveira
  • Tatiane Oliveira de Pereira

DOI:

https://doi.org/10.14295/oh.v13i0.1815

Palavras-chave:

Codiaeum variegatum (L.), Propagação, Fitorreguladores.

Resumo

A estaquia é uma forma de propagação vegetativa, formando plantas filhas geneticamente idênticas às matrizes. A formação de clones é desejável para a multiplicação de plantas de genótipo selecionado ou a recuperação de espécies em extinção.
Segundo PAIVA (2001) a estaquia consiste em destacar da planta original um ramo, folha ou raiz e colocá-los em meio adequado para a formação do sistema radicular ou da parte aérea. Algumas estacas podem apresentar dificuldades para enraizar. O tratamento de fitorreguladores (hormônios) é um método eficiente para a obtenção de raízes em propágulos de plantas, aumentando a velocidade, uniformidade e quantidade de raízes em estacas de difícil enraizamento ( WENDLING et al, 2005).
Codiaeum variegatum (L.) A. Juss., caracteriza-se como arbusto grande e semi-lenhoso de dois a três metros de altura, com folhas latescentes espessas e coriáceas, vistosas pelo colorido variado e formato (LORENZI, 2001), utilizando-se estacas para a propagação. Este trabalho visou avaliar o desempenho de diferentes fitorreguladores comerciais no enraizamento de C. variegatum.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-06-14

Edição

Seção

Artigos