Qualidade de cultivares de gérbera de vaso em diferentes granulometrias do substrato

Autores

  • Amaralina Celoto Guerrero UFCG/CCTA
  • Dirceu Maximino Fernandes Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Departamento de Recursos Naturais/Ciência do Solo (FCA/UNESP). Botucatu-SP, Brasil.
  • Fernanda Ludwig Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Unidade em Santa Cruz do Sul. Santa Cruz do Sul-RS, Brasil.
  • Guilherme Amaral Ferreira Centro de Citricultura Sylvio Moreira - APTA. Cordeirópolis-SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.14295/oh.v23i2.999

Palavras-chave:

Gerbera jamesonii L.. Análise Sensorial, Planta Ornamental, Nutrição de plantas.

Resumo

Esse trabalho foi conduzido com o objetivo de avaliar a qualidade de gérbera de vaso em diferentes granulometrias do substrato casca de pinus. O experimento foi conduzido em ambiente protegido no município de Botucatu, Estado de São Paulo. O delineamento experimental foi em blocos casualizados em esquema fatorial 5 x 2 (5 substratos e 2 cultivares) e 4 repetições. Como substrato utilizou-se casca de pinus separada em cinco granulometrias [4-2 mm, 2-1 mm, <4 mm, <2 mm e <1 mm (porcentagem de aeração aproximada de 40, 35, 25, 20 e 10%, respectivamente)]. As cultivares de gérbera (Gerbera jamesonii) utilizadas foram a Cherry e Golden Yellow. Os vasos foram submetidos à análise de qualidade onde possíveis consumidores receberam um formulário para avaliar os vasos quanto ao aspecto geral das folhas, inflorescências e aspecto geral do vaso. Em seguida, avaliou-se o número de folhas, diâmetro de planta, altura de haste, diâmetro da haste, diâmetro do capítulo, número de inflorescências, fitomassa seca da parte aérea e inflorescências e análise qualitativa. A qualidade das plantas foi influenciada diretamente pelas características físicas e químicas proporcionadas pelas granulometrias da casca de pinus, com melhores resultados nos substratos com granulometrias < 2 mm e < 1 mm

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amaralina Celoto Guerrero, UFCG/CCTA

Aluna de Pós-Doutorado da Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Pombal, vinculado ao curso de pós graduação em Horticultura Tropical.

Downloads

Publicado

2017-06-27

Edição

Seção

Artigos