Inventário quantitativo e análise de evolução do índece de áreas verdes da cidade de Lavras-MG

Autores

  • Karina Volpi Furtini Boldrin Universidade Federal de Lavras
  • Cecília Souza Gontijo Garcia Universidade Federal de Lavras
  • Patrícia Duarte de Oliveira Paiva Universidade Federal de Lavras
  • Larissa Martiniano de Carvalho Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.14295/oh.v22i2.769

Palavras-chave:

Paisagismo, Parques, Praças, Qualidade de Vida.

Resumo

O índice de áreas verdes é um dos parâmetros utilizados para dimensionar a qualidade de vida de uma cidade. Objetivou-se realizar o levantamento do índice de áreas verdes da cidade de Lavras, MG, em dois períodos diferentes, com intervalo de 10 anos, fazendo uma análise comparativa da evolução desse índice nesse período. Realizou-se o diagnóstico do número de praças da cidade, bem como sua área e cálculo do índice de áreas verdes. Consideraram-se adequadas, para o cálculo desse índice, áreas públicas situadas na malha urbana e com mais de 70% da área permeável. Para a determinação do índice, foi calculada a soma das áreas totais das praças dividida pelo número de habitantes da cidade. Conclui-se que o índice de áreas verdes na cidade de Lavras é de 0,42 m²/habitante. Ocorreu aumento de 12% em relação ao diagnóstico realizado em 2001, mas inferior ao proposto pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, de 15 m²/habitante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karina Volpi Furtini Boldrin, Universidade Federal de Lavras

Engenheira Agrônoma, doutora em Agronomia/Fitotecnia. Universidade Federal de Lavras, Departamento de Agricultura. Área de concentração: Paisagismo e Florcultura.

Cecília Souza Gontijo Garcia, Universidade Federal de Lavras

Engenheira Agrônoma, mestre e doutoranda em Agronomia/Fitotecnia. Universidade Federal de Lavras, Departamento de Agricultura. Área de concentração: Paisagismo e Florcultura.

Patrícia Duarte de Oliveira Paiva, Universidade Federal de Lavras

Professora, Doutora, Paisagismo, Floricultura e Arborização Urbana. Universidade Federal de Lavras, Departamento de Agricultura.

Larissa Martiniano de Carvalho, Universidade Federal de Lavras

Engenheira Agrônoma, mestre em Agronomia/Fitotecnia. Universidade Federal de Lavras, Departamento de Agricultura. Área de concentração: Paisagismo e Florcultura.

Downloads

Publicado

2016-08-17

Edição

Seção

Artigos