Diagnóstico do mercado varejista de flores de Santa Maria, RS

Autores

  • Janine Farias Menegaes
  • Fernanda Alice Antonello Londero Backes
  • Rogério Antônio Bellé
  • Rogério Luiz Backes

DOI:

https://doi.org/10.14295/oh.v21i3.629

Palavras-chave:

Custo de produção e Mercado, paisagismo, fitotec

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo diagnosticar o mercado varejista de flores e plantas ornamentais do município de Santa Maria, RS, Brasil, por meio de pesquisa in loco, entre os meses de janeiro e junho de 2013, a partir de questionários e entrevistas com os responsáveis pelos estabelecimentos comerciais, e da aplicação de uma escala visual e fitossanitária aos demais estabelecimentos que comercializam flores e plantas ornamentais, tais como lojas agropecuárias, feiras de produtos hortigranjeiros, supermercados e prestadores de serviços fúnebres – cemitérios e funerárias. O diagnóstico buscou conhecer as etapas da dinâmica do mercado de flores do município, até o consumidor final. Além disso, visou segmentar os tipos de floriculturas distinguindo-as conforme o enfoque comercial, em floriculturas de arranjos florais, buquês e flores envasadas, floriculturas produtoras e floriculturas paisagistas. Com base no diagnóstico, concluiu-se que o varejo de flores e plantas ornamentais santa-mariense segue a tendência nacional de lojas de arranjos e buquês florais, com ascensão das empresas voltadas para o paisagismo e a jardinagem. Em relação às plantas mais comercializadas destacam-se a rosa como flor de corte, a begônia como flor envasada, a samambaia para folhagem de arranjo, os cactos para plantas envasadas, a ráfis para planta de jardim e o amor-perfeito como caixaria.

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Publicado

2015-12-22

Edição

Seção

Artigos Técnicos