PARTICIPAÇÃO BRASILEIRA NO MERCADO INTERNACIONAL DE FLORES E PLANTAS ORNAMENTAIS

Autores

  • JOSÉ MATHEUS YALENTI PEROSA

DOI:

https://doi.org/10.14295/rbho.v8i1.315

Resumo

As transformações da economia têm alterado padrões de oferta e demanda no mundo inteiro, induzindo nova postura das empresas na conquista e manutenção de mercados. Essa postura implica um posicionamento estratégico que possibilita uma reorganização do sistema produtivo, no estabelecimento de parcerias e participação competitiva nos diversos mercados. Embora de pequena expressão nas exportações brasileiras, flores e plantas ornamentais têm uma participação sedimentada no comércio mundial. Este estudo teve por objetivo disponibilizar informações sistematizadas sobre a participação brasileira no mercado internacional no período 1992-2002, assim como proceder a uma avaliação das ações implementadas pelo programa FloraBrasilis de promoção das exportações de flores e plantas ornamentais. A evolução da participação brasileira mostra um comportamento diferenciado para os diversos tópicos que compõem os produtos exportados. O Brasil apresenta evolução negativa do saldo comercial no setor, indicativo de perda de competitividade em segmentos desse mercado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2002-09-01

Edição

Seção

Artigos Científicos