PARTICIPAÇÃO BRASILEIRA NO MERCADO INTERNACIONAL DE FLORES E PLANTAS ORNAMENTAIS

JOSÉ MATHEUS YALENTI PEROSA

Abstract


As transformações da economia têm alterado padrões de oferta e demanda no mundo inteiro, induzindo nova postura das empresas na conquista e manutenção de mercados. Essa postura implica um posicionamento estratégico que possibilita uma reorganização do sistema produtivo, no estabelecimento de parcerias e participação competitiva nos diversos mercados. Embora de pequena expressão nas exportações brasileiras, flores e plantas ornamentais têm uma participação sedimentada no comércio mundial.
Este estudo teve por objetivo disponibilizar informações sistematizadas sobre a participação brasileira no mercado internacional no período 1992-2002, assim como proceder a uma avaliação das ações implementadas pelo programa FloraBrasilis de promoção das exportações de flores e plantas ornamentais.

A evolução da participação brasileira mostra um comportamento diferenciado para os diversos tópicos que compõem os produtos exportados. O Brasil apresenta evolução negativa do saldo comercial no setor, indicativo de perda de competitividade em segmentos desse mercado.



DOI: https://doi.org/10.14295/rbho.v8i1.315

ISSN: 2447-536X

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

SBFPO - Sociedade Brasileira de Floricultura e Plantas Ornamentais | Cadastre-se na revista | Página Oficial SEER | Ajuda do sistema