Espécies nativas do Bioma Pampa para uso como folhagem de corte

ROSA LIA BARBIERI, GUSTAVO HEIDEN, SÍNTIA Z. FISCHER, RAQUEL S. NEITZKE, ELISABETH R. TEMPEL STUMPF

Abstract


O lançamento de novas plantas no mercado tem início na definição das características que as qualificam como ornamentais.
A identificação dessas plantas dentre a vegetação natural, aliada à produção em escala comercial, valoriza e colabora paraa preservação da flora de uma região, podendo, ainda, promover o desenvolvimento e imprimir competitividade à Floriculturalocal. A composição vegetal do Rio Grande do Sul, certamente, abriga espécies com características ornamentais adequadaspara uso em arranjos florais. Nativas da região sul do Estado, as espécies Baccharis articulata, B. usterii, Hypericum connatum, Myrsine umbellata, Schinus lentiscifolius e S. terebinthifolius mostram características desejáveis para uso comofolhagens de corte. Assim, este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de descrever as características ornamentais dessas espécies, averiguando seu potencial para uso como folhagens de corte. A caracterização ornamental teve como base a avaliação de atributos qualitativos e quantitativos, que receberam as notas zero, cinco ou dez. As espécies avaliadas apresentam alto grau de potencialidade ornamental, mostrando características adequadas para o uso como complementos de arranjos florais.



DOI: https://doi.org/10.14295/rbho.v14i2.282

ISSN: 2447-536X

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

SBFPO - Sociedade Brasileira de Floricultura e Plantas Ornamentais | Cadastre-se na revista | Página Oficial SEER | Ajuda do sistema