Comércio varejista de flores: uma aplicação da Taxonomia Estratégica de Porter

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2447-536X.v26i2.2154

Palavras-chave:

agronegócio, floricultura, comércio de flores, paisagismo, flores de corte.

Resumo

O comercio varejista de flores tem apresentado bom potencial de desenvolvimento no agronegócio. Assim, visando subsidiar uma melhor compreensão do cenário atual, apresenta-se o resultado de pesquisa que buscou promover uma classificação pela Taxonomia Estratégica de Porter, revelando quais eram as principais vantagens competitivas duradouras no segmento. Neste contexto, foi realizada uma pesquisa exploratória descritiva entre julho a outubro de 2019, em que 23 varejistas de flores do litoral do Paraná concordaram em participar da pesquisa. O resultado da classificação da taxonomia de Porter revelou que a maioria dos varejistas utiliza a estratégia de diferenciação (n = 52%), seguido pela estratégia de enfoque (n = 48%), sendo que não foram encontrados varejistas que fizessem a adoção da estratégia de liderança em custo. As principais ameaças oriundas das forças competitivas eram o poder de negociação dos fornecedores e a ameaça de produtos substitutos. As principais táticas comerciais, que na percepção dos entrevistados resultavam em vantagem competitiva duradoura, eram a qualidade das flores vendidas, a experiência no segmento de flores que gerava atendimento diferenciado, a oferta de produtos diferentes dos tradicionais e menores preços. As tipologias estratégicas da taxonomia de Porter adotadas pelos varejistas no litoral do Paraná, no cenário atual, aparentemente se confirmaram como capazes de minimizar os efeitos das forças competitivas e são capazes de gerar vantagem competitiva sustentável.

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Biografia do Autor

Adilson Anacleto

Dr Departamento de administração Coordenador do programa de Pós Graduação em Administração de Empresas

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Publicado

2020-05-11

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Seção

Artigos