Cultivo in vitro e aclimatização em casa de vegetação de orquídea Oncidium varicosum com microrganismos isolados de suas raízes

Autores

  • Gabrielle Alvez Bezerra
  • Afra Vital Matos Dias Gabriel DBPVA, CCA-UFSCar
  • Eduardo Dal'Ava Mariano
  • Jean Carlos Cardoso

DOI:

https://doi.org/10.1590/2447-536X.v25i4.2046

Palavras-chave:

co-cultivo, desenvolvimento in vitro, microrganismos, conservação, aclimatização, sinergismo.

Resumo

O emprego de microrganismos na micropropagação de plantas de orquídeas pode melhorar a produção de mudas por aumentar a resistência das plantas a doenças e diminuir o requerimento de fertilizantes. Neste estudo, um fungo (F1), uma levedura (L1) e uma bactéria gram-positiva (B+) foram isolados de raízes da orquídea Oncidium varicosum e empregados no cultivo in vitro de protocormos e plântulas obtidos de sementes desta espécie. No primeiro ensaio, o meio Murashige & Skoog (MS) enriquecido com sacarose e inoculado individualmente com os microorganismos não proporcionou melhoria no desenvolvimento dos protocormos do que o meio sem microrganismos. No segundo ensaio, com plântulas em início de enraizamento e com três meios de cultura, o meio MS sem sacarose inoculado com B+ proporcionou aumento no número médio de folhas (3,8 para 7,5), raízes (4,0 para 12,1) e comprimento da maior raiz (1,1 para 6,4cm) por planta, comparado ao meio sem a bactéria, sugerindo sinergismo entre plantas e o microrganismo na ausência de sacarose no meio. Na aclimatização em casa de vegetação, plântulas advindas do meio aveia-ágar inoculado com B+ apresentaram o maior diâmetro de pseudobulbo, número de raízes, altura e massa fresca entre os tratamentos. Conclui-se que há potencial de aplicação de microrganismos para melhorar a produção de mudas de O. varicosum.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Afra Vital Matos Dias Gabriel, DBPVA, CCA-UFSCar

Eng Agronomo pela Unesp de Botucatu, mestrado pela mesma universidade e doutorado pelo CENA / USP em Piracicaba-SP. Foi responsável por laboratórios de produção de mudas in vitro. Professor nas áreas de biotecnologia vegetal, cultura de tecidos de plantas e fisiologia vegetal. Atualmente é professor adjunto do CCA/UFSCar.

Downloads

Publicado

2019-11-13

Edição

Seção

Artigos