Teores de macronutrientes em gérbera em razão da condutividade elétrica sob fertirrigação

Poliana Rocha D’Almeida Mota, Roberto Lyra Villas Bôas, Fernanda Ludwig, Dirceu Maximino Fernandes,

Abstract


Atualmente existe um interesse crescente por pesquisas sobre os aspectos de qualidade das plantas devido à competitividade por parte dos produtores. Na floricultura, a disputa por mercado é intensa e a qualidade das plantas é determinante.
O diagnóstico nutricional é importante, pois alguns elementos podem apresentar sintomas de carências durante o ciclo e o sintoma visual pode não se expressar claramente a deficiência ou o excesso deste, ou ainda expressar uma sintomatologia que pode ser semelhante para vários nutrientes. Esses desequilíbrios podem resultar em danos na qualidade final das flores.
Além disso, alguns nutrientes podem afetar a absorção de outros, inibindo-a, em ação de antagonismo ou favorecendo-a, em ação de sinergismo. Por isso, é aconselhável realizar a análise química para diversos nutrientes, mesmo que o interesse direto não seja por todos (Raij, 1991), visando o manejo das plantas de forma que apresentem nos seus tecidos todos os elementos em quantidades e proporções adequadas, sendo capaz de proporcionar altas produções e adequado aspecto visual.
Segundo Camargo (2001), a análise química das plantas pode ser utilizada como técnica de diagnose do teor de nutrientes, e ainda para determinar a relação entre a sua disponibilidade e o estado nutricional da planta de forma a melhorar a qualidade das plantas. A composição química da planta pode variar com a idade, órgão da planta, fatores climáticos e variedades.
O presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito de diferentes níveis de condutividade elétrica sob os teores de macronutrientes na parte aérea de plantas de gérbera ao final do ciclo de cultivo.


Keywords


Gerbera jamesonii L., estado nutricional, manejo de nutrientes, floricultura.



DOI: https://doi.org/10.14295/oh.v13i0.1874

ISSN: 2447-536X

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

SBFPO - Sociedade Brasileira de Floricultura e Plantas Ornamentais | Cadastre-se na revista | Página Oficial SEER | Ajuda do sistema