Efeito de concentrações de hormônio e do tipo de estaca na propagação vegetativa de espirradeira (Nerium oleander L.)

Fábio Vieira de Castro, Joana Maria Monteiro Lopes da Silva, Talissa de Melo Evangelista, Héria de Freitas Teles, Larissa Leandro Pires

Abstract


A espirradeira (Nerium oleander L.) é um arbusto da família Apocinaceae, com 3,0 m a 5,0 m de altura, pouco exigente em temperatura e umidade. Em função de sua beleza, tolerância a diversos ambientes e rusticidade, vem sendo amplamente utilizada como planta ornamental, na arborização de ruas, parques e jardins, sendo um dos arbustos mais cultivados para o embelezamento público, além de grande aceitação na composição de projetos.
A produção de mudas nessa espécie pode ser feita por sementes ou por estacas. A propagação vegetativa via estaquia, ainda que apresente problemas no enraizamento, parece ser a mais vantajosa, tanto do ponto de vista de preservação do material genético na descendência, quanto na redução do período de tempo necessário para a produção de mudas e dos custos de produção. Visando maior eficiência dentro do viveiro, uma alternativa para contornar esse problema é a utilização de fitorreguladores que propiciem e estimulem o enraizamento de estacas, podendo, assim, viabilizar a produção de mudas (Fachinello et al., 1995). O fitorregulador é indicado com o objetivo de acelerar a formação de raízes, aumentar o percentual de estacas enraizadas, promover a melhoria da qualidade das raízes e aumentar a uniformidade das mudas no viveiro (Albuquerque & Albuquerque, 1982).
Contudo, conforme Albuquerque & Albuquerque (1982), o potencial de enraizamento, bem como a qualidade e a quantidade de raízes nas estacas podem variar com a espécie, cultivar, condições intrínsecas, relacionados à própria planta, e extrínsicas, relacionados às condições ambientais. Além disto, muitas pesquisas demonstram a necessidade de avaliar estacas de diferentes consistências, idades, posicionamentos na planta, etc., já que são fatores que podem influenciar na potencialidade de enraizamento da espécie. Este trabalho objetivou avaliar a influência de diferentes concentrações de uma solução mineral mista a base de hormônio e de diferentes tipos de estaca, na capacidade de enraizamento e emissão de brotações de espirradeira.

Keywords


Nerium oleander; planta ornamental; enraizamento; estaquia; fitorregulador.



DOI: https://doi.org/10.14295/oh.v13i0.1852

ISSN: 2447-536X

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

SBFPO - Sociedade Brasileira de Floricultura e Plantas Ornamentais | Cadastre-se na revista | Página Oficial SEER | Ajuda do sistema