Efeito de concentrações de hormônio e do tipo de estaca na propagação vegetativa de espirradeira (Nerium oleander L.)

Autores

  • Fábio Vieira de Castro
  • Joana Maria Monteiro Lopes da Silva
  • Talissa de Melo Evangelista
  • Héria de Freitas Teles
  • Larissa Leandro Pires

DOI:

https://doi.org/10.14295/oh.v13i0.1852

Palavras-chave:

Nerium oleander, planta ornamental, enraizamento, estaquia, fitorregulador.

Resumo

A espirradeira (Nerium oleander L.) é um arbusto da família Apocinaceae, com 3,0 m a 5,0 m de altura, pouco exigente em temperatura e umidade. Em função de sua beleza, tolerância a diversos ambientes e rusticidade, vem sendo amplamente utilizada como planta ornamental, na arborização de ruas, parques e jardins, sendo um dos arbustos mais cultivados para o embelezamento público, além de grande aceitação na composição de projetos.
A produção de mudas nessa espécie pode ser feita por sementes ou por estacas. A propagação vegetativa via estaquia, ainda que apresente problemas no enraizamento, parece ser a mais vantajosa, tanto do ponto de vista de preservação do material genético na descendência, quanto na redução do período de tempo necessário para a produção de mudas e dos custos de produção. Visando maior eficiência dentro do viveiro, uma alternativa para contornar esse problema é a utilização de fitorreguladores que propiciem e estimulem o enraizamento de estacas, podendo, assim, viabilizar a produção de mudas (Fachinello et al., 1995). O fitorregulador é indicado com o objetivo de acelerar a formação de raízes, aumentar o percentual de estacas enraizadas, promover a melhoria da qualidade das raízes e aumentar a uniformidade das mudas no viveiro (Albuquerque & Albuquerque, 1982).
Contudo, conforme Albuquerque & Albuquerque (1982), o potencial de enraizamento, bem como a qualidade e a quantidade de raízes nas estacas podem variar com a espécie, cultivar, condições intrínsecas, relacionados à própria planta, e extrínsicas, relacionados às condições ambientais. Além disto, muitas pesquisas demonstram a necessidade de avaliar estacas de diferentes consistências, idades, posicionamentos na planta, etc., já que são fatores que podem influenciar na potencialidade de enraizamento da espécie. Este trabalho objetivou avaliar a influência de diferentes concentrações de uma solução mineral mista a base de hormônio e de diferentes tipos de estaca, na capacidade de enraizamento e emissão de brotações de espirradeira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-06-14

Edição

Seção

Artigos