Intensidade de cor verde e nitrogênio em cultivares de gérbera fertirrigados com soluções nutritivas

Fernanda Ludwig, Dirceu Maximino Fernandes, Poliana Rocha D’Almeida Mota, Roberto Lyra Villas Bôas

Abstract


As gérberas são flores pertencentes à família Asteraceae, são plantas perenes, herbáceas e possuem flores compostas. Esta espécie tem sido mais amplamente estudada como flor de corte, sendo uma das mais importantes do mercado internacional, destacando-se principalmente na Europa (Bellé, 1998). Seu cultivo em vaso é recente, havendo poucas informações sobre as técnicas de cultivo, especialmente quanto à nutrição.
Existem vários cultivares disponíveis no mercado, os quais variam quanto as suas necessidades nutricionais, com diferentes sensibilidades à concentração de sais. O desconhecimento dessa característica pode comprometer as práticas de irrigação e adubação, acarretando desequilíbrios nutricionais na produtividade (Bellé, 1998). Atenção especial deve ser dada ao N, pois segundo Dufault et al. (1990) o N propicia aumento na produção, além de estimular a absorção de P e K.
A avaliação da necessidade nutricional da planta, por meio do tecido vegetal é uma prática importante para o programa da fertilização. Entretanto, existem métodos rápidos,  práticos e não destrutivos, que podem auxiliar neste programa, como a medida da intensidade de cor verde. Esta técnica recente tem potencial para avaliar o nitrogênio da planta em tempo real e apresenta correlação significativa entre a intensidade do verde com a concentração de N na folha (Gil et al. 2002) podendo ser considerado um índice para avaliar o estado de nitrogênio das plantas. Como o N é constituinte da molécula de clorofila, geralmente existe alta correlação entre o seu teor e a clorofila nas folhas (Soratto et al., 2004), medida indiretamente com o uso de clorofilômetro.
O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de avaliar a intensidade de cor verde em folhas de gérbera e o conteúdo de N no tecido vegetal, sua relação, avaliando a possibilidade da utilização do clorofilômetro como indicativo do teor de N na planta de gérbera.

Keywords


Gerbera jamesonii, nutrição de plantas, fertirrigação, clorofilômetro.



DOI: https://doi.org/10.14295/oh.v13i0.1851

ISSN: 2447-536X

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

SBFPO - Sociedade Brasileira de Floricultura e Plantas Ornamentais | Cadastre-se na revista | Página Oficial SEER | Ajuda do sistema