Condutividade elétrica e pH do substrato em cultivares de gérbera de vaso avaliado com duas metodologias

Fernanda Ludwig, Dirceu Maximino Fernandes, Poliana Rocha D’Almeida Mota, Roberto Lyra Villas Bôas

Abstract


As gérberas (Gerbera jamesonii) são plantas perenes, herbáceas, e possuem flor composta. Na natureza são encontradas na coloração que varia do amarelo ao laranja escuro, mas com o desenvolvimento de cultivares híbridos, disponibilizou-se no mercado grande variedade de cores, abrangendo: branco, nata, cor-de-rosa, vermelho, carmim, e até mesmo violeta. Hoje há disponibilidade de cerca de 20 tonalidades diferentes (Pandorfi, 2006).
Com a finalidade de se obter alta qualidade na produção de flores e plantas ornamentais, as necessidades nutricionais devem ser consideradas. A aplicação excessiva de fertilizantes via água de irrigação pode causar desequilíbrios nutricionais nas plantas, em virtude principalmente de antagonismos iônicos (Silva, 2002).
O uso de substrato permite para o produtor maior controle do pH e dos nutrientes. Um teste simples, rápido de substrato é necessário para o produtor tomar decisão sobre nutrição e administração de fertilidade (Cavins, 2002). Muitos problemas relacionados à nutrição de plantas podem ser reduzidos ou eliminados com a realização de testes de substrato, como a condutividade elétrica e pH, que são indicativos da disponibilidade de nutrientes para as plantas.
Existem vários métodos de análise de substrato, entretanto, é necessário o conhecimento da correlação entre os mesmos, para que o produtor possa comparar seus dados, com os trazidos pela literatura. Desse modo, o objetivo da presente pesquisa foi avaliar a condutividade elétrica e pH do substrato, em cultivares de gérbera fertirrigados com duas soluções nutritivas, com o uso de duas metodologias, pour-through e 1:2, estabelecendo uma correlação entre elas.


Keywords


Gerbera jamesonii, nutrição de plantas, substrato.



DOI: https://doi.org/10.14295/oh.v13i0.1849

ISSN: 2447-536X

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

SBFPO - Sociedade Brasileira de Floricultura e Plantas Ornamentais | Cadastre-se na revista | Página Oficial SEER | Ajuda do sistema