Análise de crescimento do crisântemo cultivado em vaso sob diferentes soluções nutritivas

Autores

  • Márkilla Zunete Beckmann-Cavalcante
  • Ítalo Herbert Lucena Cavalcante
  • Kathia Fernandes Lopes Pivetta
  • Juliana Garcia dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.14295/oh.v13i0.1848

Palavras-chave:

Dendranthema grandiflora, análise de crescimento, nutrição mineral.

Resumo

O crisântemo (Dendranthema grandiflora Tzvelev.) é uma das plantas mais cultivadas em todo o mundo e uma das flores mais populares. Muitas pesquisas têm sido conduzidas no que se refere à nutrição desta espécie no Brasil (Lima, 1987; Barbosa et al., 1996; e Mota, 2004), pois as recomendações encontradas são provenientes, em sua maior parte, dos Estados Unidos, da Holanda e do Japão e adaptadas pelos produtores às nossas condições de cultivo, ficando, contudo, incerta a sua eficiência.
Para avaliar os efeitos de sistemas de manejo sobre as plantas, a análise de crescimento é fundamental, pois descreve as mudanças na produção vegetal em função do tempo, o que não é possível com o simples registro do rendimento. Segundo Magalhães (1986), a análise de crescimento de comunidades vegetais é um dos primeiros passos na análise de produção primária, caracterizando-se como o elo de ligação entre o simples registro do rendimento das culturas e a análise destas por meio de métodos fisiológicos, podendo ser utilizada para conhecer a adaptação ecológica das plantas a novos ambientes, a competição interespecífica, os efeitos de sistemas de manejo e a capacidade produtiva de genótipos.
Vários índices fisiológicos são deduzidos e utilizados na tentativa de explicar e compreender as diferenças de comportamento das comunidades vegetais. Entre os mais utilizados, encontram-se o índice de área foliar, taxa de crescimento da cultura, taxa de crescimento relativo e a taxa de assimilação líquida (Pereira & Machado, 1987). 
Diante do exposto, realizou-se o presente trabalho com a finalidade de analisar o crescimento do crisântemo cv. “Miramar” cultivado em vaso, no município de Jaboticabal sob diferentes soluções nutritivas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-06-14

Edição

Seção

Artigos