Aclimatização da orquídea Oncidium ceboletta proveniente de mudas propagadas in vitro

Autores

  • Silvana Hirooka
  • Alessandro Ferronato
  • Susan Dignart
  • Jeferson Luiz Dalabona Dombroski

DOI:

https://doi.org/10.14295/oh.v13i0.1840

Palavras-chave:

Oncidium ceboletta, substrato, orquídea.

Resumo

Oncidium ceboletta (S.W.) é uma orquídea nativa no Mato Grosso e apresenta potencial como espécie ornamental. Ter segurança que as plantas propagadas in vitro venham a ser aclimatizadas com sucesso e uma etapa muito importante para o orquidicultor. Altas taxas de perdas e dificuldade em adquirir substratos assim como o local apropriado para aclimatização são fatores que desestimulam o cultivo de orquídeas. É importante o desenvolvimento de modelos de aclimatização de orquídeas que possam atender a diferentes realidades do pequeno produtor.
Em estufas, em que a umidade e a temperatura são controladas, o substrato não influencia tanto o desenvolvimento das plantas, porém, em ripados ou telados, nos quais não se tem o controle sobre esses fatores, a prosperidade da planta depende muito do tipo de substrato utilizado (Colombo 2005). Neste caso, a variação da estação seca e chuvosa deve ser considerada na aclimatização de mudas de orquídeas cultivadas in vitro.
O objetivo do presente trabalho foi testar substratos alternativos ao xaxim e o tamanho do copo usado como recipiente para as mudas na aclimatização de plântulas de Oncidium ceboletta obtidas por semeadura in vitro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-06-14

Edição

Seção

Artigos