Crescimento in vitro de Oncidium ceboletta em diferentes concentrações de sacarose e solidificantes

Autores

  • Silvana Hirooka
  • Carmen Eugenia Rodríguez Ortíz
  • Jeferson Luiz Dalabona Dombroski
  • Léo Adriano Chig

DOI:

https://doi.org/10.14295/oh.v13i0.1839

Palavras-chave:

Oncidium ceboletta, sacarose, cultivo in vitro, fitagel.

Resumo

Oncidium ceboletta (S.W.) é uma orquídea nativa no Mato Grosso e apresenta grande potencial como espécie ornamental. Sua propagação por métodos tradicionais é dificultada pelo fato de possuir crescimento lento e suas sementes dependerem de condições especiais para a sua germinação. A perda das matrizes por degradação ambiental, assim como extrativismo predatório e a importação de plantas exóticas em detrimento daquelas que estão ecologicamente adaptadas, são problemas que impedem a propagação natural eficiente desta espécie.
Métodos de propagação de orquídeas vêm sendo desenvolvidos, desta forma hoje se pode obter grande número de plantas com qualidade, que possam atender ao mercado de jardinagem e floricultura e também serem utilizadas no repovoamento de seus habitats. ( Martini 2001).
Fita gel é uma alternativa para o ágar como agente gelificante para meios de cultura. Carboidratos representam a principal fonte de energia para os seres vivos. As plantas através da fotossíntese sintetizam os carboidratos necessários para a sua nutrição, em meios de cultivo in vitro as plantas se comportam de forma heterotrófica e necessitam de fontes de carbono que em muitos meios de cultura é suprida pela sacarose. Visto a importância da sacarose no desenvolvimento das plantas de cultivada in vitro o objetivo deste trabalho foi determinar uma concentração de sacarose que acelere o processo de desenvolvimento de Oncidium ceboletta in vitro e o efeito do fitagel. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-06-14

Edição

Seção

Artigos