Germinação de sementes de Tagetes erecta

Autores

  • Saulo Araújo de Oliveira
  • Maico Tomazini
  • Pedro Ernesto Alves Caldas
  • Diego Marques de Oliveira
  • Valtair Fernandes de Oliveira Júnior
  • Edgar Marques Rodrigues
  • Eudes Ferreira de Silva Junior
  • Fabrício Ramos da Costa

DOI:

https://doi.org/10.14295/oh.v13i0.1836

Palavras-chave:

Tagetes erecta, germinação, sementes, propagação, planta ornamental.

Resumo

O gênero Tagetes engloba algumas das espécies da família Compositae ou Asteracea, Subfamília Asteroideae, Tribo Helenieae, todas originárias do México e introduzidas no Brasil há muitos anos, onde se aclimataram perfeitamente, tornando-se até subespontâneas. A espécie Tagetes erecta apresenta inflorescências de cores atrativas, em forma de capítulo, que podem ser combinadas de várias maneiras. É popularmente conhecida como cravo ou Marigold. Existe grande interesse ornamental, no entanto, pouco se tem estudado sobre esta espécie (Lorenzi & Souza, 2001; Soule & Janick, 1996; Kissmann & Groth, 1992).
A utilização do Tagetes é bastante variada, abrangendo desde seu uso na ornamentação, no paisagismo, como no controle de fitonematóides e microrganismos fitoinfestantes. Extrato de Asteraceas deste gênero é uma opção de inseticida e fungicida natural. Tagetes spp. foram eficazes a muitos agentes microbianos, tais como fungos (Bii et al., 2000), vírus (Abad et al., 1999) e bactérias gram positivas e gram negativas (Tereschuk et al., 2003). Macedo et al. (1997) apresenta resultados semelhantes com extrato de Tagetes utilizado como larvicida contra Aedes fluviatilis.
Conforme Craveiro et al. (1988), o Brasil é o maior produtor de T. minuta, o que o caracteriza como potencial produtor de espécies deste gênero. No entanto, devido ao reduzido número de pesquisas sobre a espécie T.erecta, que comprovem sua eficácia e as técnicas adequadas de propagação esta, ainda, vem sendo utilizada empiricamente somente como planta ornamental.
A espécie T. erecta apresenta propagação por meio de sementes, aquênios, cuja germinação também não tem sido investigada. Devido à escassez das pesquisas relacionadas com a propagação de T.erecta, o presente trabalho, se propõe a iniciar a investigação sobre sua propagação sexuada. Dessa forma, teve-se como objetivo determinar a quantidade de aquênios por capítulo e a partir destes, através de teste de germinação, avaliar o percentual germinativo, bem como, o comportamento germinativo desta espécie.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-06-14

Edição

Seção

Artigos