Comportamento físico-fisiológico de sementes de Dyckia goehringii Gross & Rauh (Bromeliaceae) sob diferentes temperaturas

Edson Ferreira Duarte, Iraídes Fernandes Carneiro, Natan Fontoura Silva, Noga Neve Ribeiro Guimarães

Abstract


Dyckia goehringii Gross & Rauh é uma bromélia encontrada na Serra do Caiapó, município de Portelândia, Goiás, Brasil, tendo sido descrita em 1991 por Werner Rauh e Elvira Gross (Braum & Pereira, 2004). Apresenta potencial ornamental elevado devido à densa pubescência que recobre suas folhas, tornando-a prateada, além da forma e rigidez da roseta foliar, disposição das folhas e presença de espinhos proeminentes.
Estudos sobre a propagação de espécies com alto risco de extinção devem ser prioritários, com vistas ao repovoamento de seus habitats, assim como para a comercialização de tais espécies, o que proporcionaria redução do extrativismo. Dada a quantidade de sementes produzidas por esta espécie, deve-se conhecer o seu potencial fisiológico. Alguns fatores como o tamanho das sementes (Fenner, 1993), a matéria seca, a época de coleta e o armazenamento das sementes podem afetar o seu vigor. Sementes maiores, com maiores quantidades de reservas nutritivas, geralmente apresentam vantagens em relação às menores, pois, germinam mais rapidamente e são mais vigorosas, promovendo um rápido crescimento das raízes (Pollock & Roos, 1972).
Poucos são os trabalhos realizados com germinação de sementes de bromélias, entretanto a maioria das espécies cultivadas exige temperaturas entre 20°C e 30°C para germinação de suas sementes (Marcos Filho, 2005), fato comprovado também para as bromélias da restinga, Aechmea nudicaulis e Streptocalyx floribundus. Pinheiro & Borghetti (2003) trabalhando com estas espécies obtiveram melhor germinação das sementes entre 20°C e 30°C, na presença de luz.
O presente estudo objetivou avaliar o comportamento físico-fisiológico de sementes de Dyckia goehringii, durante a fase de germinação, sob diferentes temperaturas, bem como determinar parâmetros térmicos e o tempo necessário para a realização de testes de germinação.

  


Keywords


Dyckia goehringii, germinação, vigor, Bromeliaceae, bromélia.



DOI: https://doi.org/10.14295/oh.v13i0.1828

ISSN: 2447-536X

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

SBFPO - Sociedade Brasileira de Floricultura e Plantas Ornamentais | Cadastre-se na revista | Página Oficial SEER | Ajuda do sistema