Uso de fitorreguladores no enraizamento de estacas de Codiaeum variegatum (L.) A. Juss

Daniel Pinto da Silva Kramer, Regina Maria Monteiro de Castilho, Jefferson Anthony Gabriel de Oliveira, Tatiane Oliveira de Pereira

Abstract


A estaquia é uma forma de propagação vegetativa, formando plantas filhas geneticamente idênticas às matrizes. A formação de clones é desejável para a multiplicação de plantas de genótipo selecionado ou a recuperação de espécies em extinção.
Segundo PAIVA (2001) a estaquia consiste em destacar da planta original um ramo, folha ou raiz e colocá-los em meio adequado para a formação do sistema radicular ou da parte aérea. Algumas estacas podem apresentar dificuldades para enraizar. O tratamento de fitorreguladores (hormônios) é um método eficiente para a obtenção de raízes em propágulos de plantas, aumentando a velocidade, uniformidade e quantidade de raízes em estacas de difícil enraizamento ( WENDLING et al, 2005).
Codiaeum variegatum (L.) A. Juss., caracteriza-se como arbusto grande e semi-lenhoso de dois a três metros de altura, com folhas latescentes espessas e coriáceas, vistosas pelo colorido variado e formato (LORENZI, 2001), utilizando-se estacas para a propagação. Este trabalho visou avaliar o desempenho de diferentes fitorreguladores comerciais no enraizamento de C. variegatum.


Keywords


Codiaeum variegatum (L.); Propagação; Fitorreguladores.



DOI: https://doi.org/10.14295/oh.v13i0.1815

ISSN: 2447-536X

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

SBFPO - Sociedade Brasileira de Floricultura e Plantas Ornamentais | Cadastre-se na revista | Página Oficial SEER | Ajuda do sistema