Qualidade fisiológica de sementes de Dyckia goehringii Gross & Rauh (Bromeliaceae) em função do estádio de maturação dos frutos

Edson Ferreira Duarte, Iraídes Fernandes Carneiro, Natan Fontoura Silva

Abstract


As bromélias são plantas quase exclusivamente americanas, sendo utilizadas para fins ornamentais e, em alguns casos como alimento, produção de fibras e, ou medicinais. A produção de mudas da maioria das espécies comercialmente exploradas para fins ornamentais se dá a partir de sementes (Andrade & Dematte, 1999) ou da cultura de meristema.
Dyckia goehringii Gross & Rauh é uma espécie nativa do Cerrado, destacando-se pelo seu elevado potencial ornamental, seja pela arquitetura da planta, forma e rigidez da roseta foliar e dos espinhos e, principalmente, pela abundância de tricomas peltados ou escamas nas folhas e espinhos, o que lhes confere um aspecto prateado. Para a propagação sexuada da espécie, torna-se necessário o conhecimento acerca da melhor época para a coleta de suas sementes. Além da aplicação dos resultados obtidos para fins comerciais essas informações poderão ser aplicadas, também, em coleções e bancos de germoplasma, auxiliando na conservação da flora nativa do Cerrado.
Para a maioria das espécies vegetais o ponto de colheita depende da ocorrência da maturidade fisiológica da semente, o que em muitos casos coincide com a máxima acumulação de matéria seca (Popinigis 1985). Quando as sementes alcançam essa fase, geralmente seu potencial para germinação e vigor se eleva (Piña-Rodrigues, 1988). Em espécies que exibem frutos com diferentes estádios de maturação, a escolha da época de colheita é mais difícil (Carvalho & Nakagawa, 2000), devendo-se levar em consideração a época em que a planta apresenta maior quantidade de sementes fisiologicamente maduras ou fazer colheitas parceladas.
Tendo em vista que a antese floral de D. goehringii Gross & Rauh é acrópeta e que os cachos apresentam frutos com diferentes estádios de maturação, objetivou-se neste trabalho a determinação das alterações físico-fisiológicas que ocorrem em suas sementes em função do estádio de maturação dos frutos.

Keywords


Dyckia goehringii, germinação, vigor, bromélia, Bromeliaceae.



DOI: https://doi.org/10.14295/oh.v13i0.1811

ISSN: 2447-536X

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

SBFPO - Sociedade Brasileira de Floricultura e Plantas Ornamentais | Cadastre-se na revista | Página Oficial SEER | Ajuda do sistema