Germinação de sementes de Trimezia juncifolia Benth & Hook (Iridaceae) em diferentes substratos e condições armazenamento

Autores

  • Edson Ferreira Duarte
  • Núbia Sousa Carrijo
  • Letícia Renata Carvalho
  • Neusa Siqueira Carvalho Salles

DOI:

https://doi.org/10.14295/oh.v13i0.1810

Palavras-chave:

nativa, armazenamento, Cerrado.

Resumo

Os cerrados têm sido considerados por diversos especialistas como um bioma rico em biodiversidade, formado sobre solos antigos e intemperizados e que apresentam elevados teores de alumínio (Reatto et al, 1998). Climaticamente se caracterizam por apresentar uma estação chuvosa e uma seca (Ribeiro et al, 1998). Dessa forma, a vegetação nativa que se desenvolve nessas condições tornou-se altamente adaptada, com estratégias, estruturas morfológicas e metabólicas que necessitam serem melhores compreendidas.
As sementes das espécies ocorrentes no Cerrado, usualmente são dispersas na estação seca ficando sobre o solo até o início do período chuvoso. Entretanto, nem sempre ocorre o estabelecimento das novas plantas devido a fatores adversos, tais como, interrupção das chuvas, pragas e doenças. Desse modo, o conhecimento do processo de germinação e de suas necessidades torna-se importante para o entendimento da dinâmica vegetacional (Fenner, 1993). A identificação do substrato adequado para a germinação, bem como das condições necessárias à sobrevivência das sementes são pré-requisitos que podem auxiliar em avaliações ecofisiológicas das espécies, bem como em sua conservação e possível aproveitamento ex-situ.
Dentre as diversas famílias botânicas encontradas no Cerrado, as Iridaceae formam um grupo que compõem o extrato herbáceo. Apresentam inflorescência geralmente cimosa, às vezes reduzida a uma única flor formando frutos do tipo cápsula e, devido à presença de flores grandes e vistosas a família apresenta elevado potencial ornamental (Souza & Lorenzi, 2005).
Trimezia juncifolia é uma espécies herbácea vulgarmente conhecida como ruibarbo, possuindo bela flores amarelas (Guarim Neto & Morais, 2003). Assim como para outras espécies da flora nativa brasileira, foram encontradas poucas informações. Desse modo, objetivou-se caracterizar as sementes avaliar o efeito de substratos para realização de testes de germinação, bem como avaliar duas condições para armazenamento de sementes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-06-14

Edição

Seção

Artigos