Germinação de sementes de Trimezia juncifolia Benth & Hook (Iridaceae) em diferentes substratos e condições armazenamento

Edson Ferreira Duarte, Núbia Sousa Carrijo, Letícia Renata Carvalho, Neusa Siqueira Carvalho Salles

Abstract


Os cerrados têm sido considerados por diversos especialistas como um bioma rico em biodiversidade, formado sobre solos antigos e intemperizados e que apresentam elevados teores de alumínio (Reatto et al, 1998). Climaticamente se caracterizam por apresentar uma estação chuvosa e uma seca (Ribeiro et al, 1998). Dessa forma, a vegetação nativa que se desenvolve nessas condições tornou-se altamente adaptada, com estratégias, estruturas morfológicas e metabólicas que necessitam serem melhores compreendidas.
As sementes das espécies ocorrentes no Cerrado, usualmente são dispersas na estação seca ficando sobre o solo até o início do período chuvoso. Entretanto, nem sempre ocorre o estabelecimento das novas plantas devido a fatores adversos, tais como, interrupção das chuvas, pragas e doenças. Desse modo, o conhecimento do processo de germinação e de suas necessidades torna-se importante para o entendimento da dinâmica vegetacional (Fenner, 1993). A identificação do substrato adequado para a germinação, bem como das condições necessárias à sobrevivência das sementes são pré-requisitos que podem auxiliar em avaliações ecofisiológicas das espécies, bem como em sua conservação e possível aproveitamento ex-situ.
Dentre as diversas famílias botânicas encontradas no Cerrado, as Iridaceae formam um grupo que compõem o extrato herbáceo. Apresentam inflorescência geralmente cimosa, às vezes reduzida a uma única flor formando frutos do tipo cápsula e, devido à presença de flores grandes e vistosas a família apresenta elevado potencial ornamental (Souza & Lorenzi, 2005).
Trimezia juncifolia é uma espécies herbácea vulgarmente conhecida como ruibarbo, possuindo bela flores amarelas (Guarim Neto & Morais, 2003). Assim como para outras espécies da flora nativa brasileira, foram encontradas poucas informações. Desse modo, objetivou-se caracterizar as sementes avaliar o efeito de substratos para realização de testes de germinação, bem como avaliar duas condições para armazenamento de sementes.


Keywords


nativa, armazenamento, Cerrado.



DOI: https://doi.org/10.14295/oh.v13i0.1810

ISSN: 2447-536X

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

SBFPO - Sociedade Brasileira de Floricultura e Plantas Ornamentais | Cadastre-se na revista | Página Oficial SEER | Ajuda do sistema