Germinação de sementes de guanandi (Calophyllum brasiliense Camb. Clusiaceae)

Leandro Barradas Pereira, Karina Guimarães Marcolino, Regina Maria Monteiro Castilho

Abstract


Calophyllum brasiliensis Camb. (Clusiaceae), popularmente conhecida como guanandi, jacaríuba, pau-de-santa-maria, é uma árvore de 20 a 30 m de altura e 40 a 50 cm de DAP (diâmetro na altura do peito). No Brasil, sua ocorrência abrange os estados do Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins e Distrito Federal (Carvalho, 1994; Lorenzi, 1992). É indicado para reposição de mata ciliar em locais sujeitos a inundações periódicas de média a longa duração, bem como em solos encharcados por períodos que variam entre três e quatro meses anualmente. Apresenta potencial paisagístico, sendo utilizada em arborização de praças, ruas e avenidas (Marques, 1994).
As sementes de guanandi apresentam dormência tegumentar, que pode ser superada por escarificação mecânica ou estratificação em areia úmida por 60 dias. Sem aplicação de tratamentos para superação de dormência, a germinação pode demorar até seis meses (Carvalho, 1994). A semente é extraída por maceração, retirando-se epicarpo e mesocarpo, permanecendo o endocarpo aderido à testa (Marques & Joly, 2000). Lorenzi (1992) sugere a utilização direta do fruto como semente, sem despolpá-lo. As sementes de guanandi armazenadas apresentaram viabilidade por oito meses (Espinosa et al., 1981). Sementes despolpadas por morcegos não necessitam de tratamento prégerminativo, já que a remoção do pericarpo pelos morcegos acelera a protusão da radícula (Marques, 1996).
Este trabalho teve como objetivo avaliar a germinação de sementes de guanandi interagindo a escarificação mecânica com diferentes tempos de embebição.


Keywords


Calophyllum brasiliense Camb.; germinação; sementes.



DOI: https://doi.org/10.14295/oh.v13i0.1809

ISSN: 2447-536X

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

SBFPO - Sociedade Brasileira de Floricultura e Plantas Ornamentais | Cadastre-se na revista | Página Oficial SEER | Ajuda do sistema