Propagação de cerejeira ornamental (Prunus serrulata) por diferentes tipos de enxertias sobre porta-enxerto de pessegueiro (Prunus persica Batsch (L.) cv. Okinawa) associado a diversos métodos de forçamento.

Márcia Maria Dias, Nilton Nagib Jorge Chalfun, Silvério José Coelho, Dili Luiza Oliveira, Johnathan Santos Farias, Paula Nogueira Curio, Janaine Myrna Rodrigues Reis

Abstract


A cerejeira ornamental Prunus serrulata, também denominada cerejeira do Japão (Perez, 1997) destaca-se entre as plantas ornamentais utilizadas na arborização urbana pelo exuberante e abundante florescimento. A espécie é originária do Japão (Lorenzi, 2003), pertence à família das Rosáceas (Perez, 1997) e conta com inúmeras variedades espalhadas pelo Japão e outras regiões do mundo (Roriz, 1996).
A espécie se caracteriza por ser uma árvore caducifólia de pequeno porte que atinge aproximadamente 4 a 6m de altura em habitat de origem (Lorenzi, 2003). Apresenta tronco cilíndrico e curto, folhas simples, ovaladas ou ovalado-lanceoladas com margens serreadas. Os frutos são drupas, vermelho-escuros e pretos quando maduros, de polpa suculenta que envolve uma semente óssea (Lorenzi, 2003). No Brasil, a espécie adaptou-se devido à amplitude de climas e solos do país e propicia uma abundante floração. Porém, apesar da beleza que proporciona, não há dados na literatura sobre a propagação da cerejeira ornamental.
A propagação assexuada é largamente utilizada para a produção de mudas de várias espécies, destacando-se entre os diferentes métodos a enxertia. Em geral, as plantas podem ser propagadas por qualquer processo de enxertia, porém, a prática revela que, conforme a espécie de planta deve-se optar pelo método de enxertia que ofereça melhores resultados (Murayama, 1973).
Desta forma diante da escassez de informações sobre a propagação da cerejeira Prunus serrulata e do grande potencial que oferece para ornamentação, este trabalho objetivou avaliar o melhor tipo de enxertia e método de forçamento na porcentagem de pegamento do enxerto de Prunus serrulata sobre o porta-enxerto Prunus persica Batsch (L.) cv. Okinawa.


Keywords


Prunus serrulata, Rosaceae, cerejeira ornamental, enxertia, forçamento.



DOI: https://doi.org/10.14295/oh.v13i0.1802

ISSN: 2447-536X

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

SBFPO - Sociedade Brasileira de Floricultura e Plantas Ornamentais | Cadastre-se na revista | Página Oficial SEER | Ajuda do sistema