Aspectos da germinação in vitro do barbatimão.

Gabriela Ferreira Nogueira, Renato Paiva, Daiane Peixoto Vargas, Diogo Pedrosa Corrêa da Silva, Fernanda Pereira Soares

Abstract


Stryphnodendron adstringens (Mart.) Coville pertence à família Fabaceae, sendo também conhecido como barbatimão-verdadeiro, barba-de-timão, charãozinho-roxo e cascada-virgindade.  É uma espécie popularmente explorada, devido ao fato de sua casca possuir elevada concentração de taninos, cerca de 20% a 30% (Almeida, 1998).
Segundo Barradas & Handro (1974), o barbatimão apresenta uma grande quantidade de vagens e sementes produzidas, no entanto, a germinação é bastante irregular, como conseqüência da dormência tegumentar. Além disso, o ataque de pragas em suas sementes diminui significantemente sua propagação natural.
Barbatimão é uma espécie do Cerrado que apresenta grande importância econômica, em potencial, e que ainda necessita de estudos que possam auxiliar na produção e cultivo.
Assim, estudos de meios de cultura que favoreçam a germinação in vitro são importantes, tanto para maximizar a taxa de germinação como para obter plântulas uniformes com qualidade genética e fitossanitária adequada.
O suprimento adequado em água, composição de gases e temperatura convenientes, assim como a luz, são requisitos fundamentais para a germinação. Por outro lado, Mayer & Poljakoff-Mayber (1989) afirmam que fatores como composição química e balanço hormonal influenciam no processo germinativo. Melo et al. (1979) apontam que o tratamento de sementes com giberelinas pode promover a germinação.
A presença de uma concentração maior ou menor de sais, ou outros compostos osmoticamente ativos, no meio de germinação, de acordo com a espécie e com o potencial osmótico de suas sementes, poderá ser o fator responsável pela adequada hidratação destas. Conseqüentemente, poderá viabilizar ou inviabilizar a ocorrência do processo germinativo, a partir de uma embebição adequada ou não (Dodd & Donovan, 1999). Portanto, o objetivo deste trabalho foi estudar aspectos da germinação in vitro de barbatimão.   


Keywords


Stryphnodendron adstringens, sementes, meios de cultura.



DOI: https://doi.org/10.14295/oh.v13i0.1798

ISSN: 2447-536X

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

SBFPO - Sociedade Brasileira de Floricultura e Plantas Ornamentais | Cadastre-se na revista | Página Oficial SEER | Ajuda do sistema