Propagação por sementes de Verbena rigida Spreng. – uma planta ornamental do sul do Brasil.

Daniela Biondi, Luciana Leal, Angeline Martini, Camila Maria Natal

Abstract


Verbena rigida Spreng., da família Verbenaceae, conhecida popularmente como erva-arame, é uma herbácea perene, rizomatosa, ereta, pouco ramificada, nativa dos campos do planalto do sul do Brasil. Pode alcançar de 20 a 30 cm de altura, com florescimento decorativo, folhas rijas e ásperas, inflorescências eretas, ramificadas ou não, terminais, com flores pequenas de cor azul-arroxeada, tubulares (Figura 1A e 1B), formadas na primavera-verão (Lorenzi & Souza, 1999).
No Brasil, esta planta se encontra em estado silvestre, não sendo ainda utilizada pelos paisagistas e nem disponível no mercado de plantas ornamentais. Por outro lado, na Califórnia (EUA), esta espécie é bastante apreciada como planta ornamental e mudas são vendidas por US$ 6,95 (Plantstogo, 2007). No Havaí é uma espécie amplamente cultivada (Wagner; Herbst & Sohmer, 1999). É uma planta bem adaptada a verão quente e seco (Kentucky, 2007). É apropriada para forração a pleno sol, tolera o frio, sendo mais indicada para as regiões de altitude do sul do país (Lorenzi & Souza, 1999). Pela sua rusticidade, pode ser usada em recuperação de áreas degradadas (Biondi et al., 2007). Informações sobre sua propagação por sementes são ainda muito genéricas e incipientes, necessitando, porém, de dados experimentais para estimular a sua produção comercial e/ou melhoramento genético da espécie. O objetivo deste trabalho foi avaliar a germinação de Verbena rigida utilizando diferentes tratamentos de superação de dormência das sementes.


Keywords


Verbena rigida Spreng.,germinação, tratamentos pré-germinativos.



DOI: https://doi.org/10.14295/oh.v13i0.1784

ISSN: 2447-536X

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

SBFPO - Sociedade Brasileira de Floricultura e Plantas Ornamentais | Cadastre-se na revista | Página Oficial SEER | Ajuda do sistema