Utilização de três diferentes fitorreguladores no enraizamento de Allamanda cathartica L.

Letícia Lisbôa Oliveira, Tatiane de Oliveira Pereira, Regina Maria Monteiro de Castilho, Jefferson Anthony Gabriel de Oliveira, Daniel Pinto da Silva Kramer

Abstract


A estaquia é o processo de propagação no qual pequenas porções das hastes (caules), folhas ou raízes são postas sob condições que favorecem o enraizamento, sendo o mais utilizado na prática, tendo em vista a facilidade de muitas espécies em produzir raízes adventícias. As estacas são retiradas preferencialmente após a fase de florescimento da planta ou durante o período de repouso vegetativo.
Os tipos de estacas variam conforme o órgão de origem (do caule, folha ou raiz), a posição na planta (apical ou intermediária) e a consistência do tecido (lenhosa, semilenhosa ou herbácea).
O tratamento com hormônios (fitorreguladores) tem sido um método eficiente para a obtenção de raízes em propágulos de plantas, principalmente aquelas de difícil enraizamento, aumentando a velocidade de formação, o número e a qualidade das raízes formadas, bem como a uniformidade de enraizamento.
Allamanda cathartica L. (dedal-de-dama), pertencente à Família Apocynaceae, nativa do litoral norte, nordeste e leste do Brasil, é uma planta típica de clima tropical quente. É uma espécie semi-lenhosa, muito vigorosa e bastante variável, de folhas, espessas, oblongas ou ovadas, acuminadas e glabras. As inflorescências são com flores amarelas, fasciculadas, axilares e em forma de funil. O fruto é uma cápsula bivalve, contendo poucas sementes. Multiplica-se principalmente por estacas cortadas na primavera-verão.
É utilizada em trepadeira, se conduzida em caramanchões, portais e cercas, ou como arbusto escandente mediante podas, sempre a pleno sol, sendo pouco exigente quanto ao solo. Seu valor ornamental está em suas flores amarelas, grandes que surgem o ano todo, e no verde escuro brilhante de suas folhas.
O objetivo do trabalho foi avaliar o uso de fitorreguladores no enraizamento de estacas de A. cathartica.




DOI: https://doi.org/10.14295/oh.v13i0.1765

ISSN: 2447-536X

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

SBFPO - Sociedade Brasileira de Floricultura e Plantas Ornamentais | Cadastre-se na revista | Página Oficial SEER | Ajuda do sistema