Influência do local de origem e da temperatura na germinação de sementes de tamareira-anã (Phoenix roebelenii O’ Brien).

Autores

  • Amanda de Castro
  • Kathia Fernandes Lopes Pivetta
  • Regina Maria Monteiro de Castilho
  • Ana Paula Penariol
  • Ricardo Soares Pimenta
  • Peterson Baptista da Luz

DOI:

https://doi.org/10.14295/oh.v13i0.1762

Palavras-chave:

Phoenix roebelenii, palmeira, germinação.

Resumo

A espécie Phoenix roebelenii O’ Brien, conhecida popularmente como tamareira-anã, é uma palmeira muito graciosa, de porte baixo, ou seja, atinge 2 a 3 metros de altura e é muito utilizada no paisagismo brasileiro.
A produção de mudas de palmeiras é feita quase que exclusivamente por sementes e a germinação da maioria das espécies é considerada baixa, lenta, desuniforme e influenciada por vários fatores, relacionados ao ambiente ou à própria planta (Meerow, 1991).
A temperatura é um dos fatores que interferem na germinação e segundo Bewley & Black (1994), influencia tanto a porcentagem final de germinação como a velocidade de germinação. As sementes são capazes de germinar sob uma determinada amplitude de temperatura, definida para cada espécie, existindo uma temperatura máxima e uma mínima, acima e abaixo das quais a germinação não ocorre. 
Para as espécies da família Arecaceae, há variações na indicação da faixa ideal onde ocorre a germinação de sementes de diferentes espécies. Segundo Lorenzi et al. (2004), para germinação de sementes de várias espécies de palmeiras são consideradas favoráveis temperaturas entre 24°C e 28°C, com umidade relativa do ar de aproximadamente 70%. Já Broschat (1994) observou que muitas sementes de palmeiras germinam melhor na faixa de 30°C a 35°C.
Muitos estudos vêm sendo feitos visando determinar a melhor temperatura ou faixa de temperatura que proporciona maiores porcentagens e velocidade de germinação de sementes de palmeiras, entre esses, os realizados por Iossi et al. (2003), Pivetta et al. (2005a) e Pivetta et al. (2005b). Entretanto, essa resposta pode variar com a origem da semente, conforme foi observado por Maluf (1992) estudando a germinação de sementes de Senna multijuga. 
Devido então à importância desta palmeira ornamental e visando verificar a influência de fatores que interferem na germinação das sementes, este trabalho teve como objetivo estudar o efeito de duas localidades de produção e da temperatura na germinação de sementes de Phoenix roebelenii.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-06-14

Edição

Seção

Artigos