Efeito da temperatura na germinação de sementes de espécies de Merremia spp. e Ipomoea spp.

Juliana Garcia dos Santos, Kathia Fernandes Lopes Pivetta, Márkilla Zunete Beckmann Cavalcante

Abstract


Os gêneros Ipomoea e Merremia, que apresentam grande potencial como ornamentais, são nativos da América. As plantas são anuais, herbáceas, trepadeiras e volúveis, com flores de coloração variada. As flores das espécies do gênero Merremia são de coloração branco-amareladas, em I. grandifolia as flores são róseas, I. hederifolia e I. quamoclit apresentam flores de coloração vermelha e em I. nil as flores são branco-azuladas (Lorenzi, 2000; Lorenzi & Souza, 2001).
Algumas espécies de Ipomoea já são encontradas nos grandes mercados que comercializam flores e plantas ornamentais como I. quamoclit, I. alba, I. horsfalliae e I. purpúrea. No entanto, o mesmo ainda não foi observado para o gênero Merremia. 
A propagação de espécies dos gêneros Ipomoea e Merremia é sexuada (Lorenzi, 2000; Lorenzi & Souza, 2001), porém, há poucos estudos sobre a germinação de sementes dessas espécies. Algumas pesquisas indicam que há dormência física em espécies do gênero Ipomoea (Stoller & Wax, 1974; Hardcastle, 1978; Egley, 1990; Horak & Wax, 1991; Moaisi & Phillips, 1991; Ogunwenmo & Ugborogho, 1999) e Ipomoea e Merremia (Azania et al., 2003), entretanto, não há estudos sobre temperaturas que proporcionem maior porcentagem e maior velocidade de germinação das sementes.
Labouriau (1983) comenta que dentre os principais fatores que afetam a germinação das sementes, merecem destaque a temperatura e a luz. 
O efeito da temperatura na germinação afeta a velocidade de absorção de água pelas sementes e pode alterar, entre outros aspectos, a porcentagem total, a velocidade e a uniformidade de germinação (Carvalho & Nakagawa, 2000). De acordo com o exposto, o presente trabalho objetivou o estabelecimento das faixas ideais de temperatura para a germinação de sementes das diferentes espécies de Ipomoea e Merremia.

Keywords


Ipomoea ssp., Merremia ssp., sementes, temperatura



DOI: https://doi.org/10.14295/oh.v13i0.1761

ISSN: 2447-536X

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

SBFPO - Sociedade Brasileira de Floricultura e Plantas Ornamentais | Cadastre-se na revista | Página Oficial SEER | Ajuda do sistema