Efeito do armazenamento temporário na germinação de sementes de Ptychosperma macarthurii (H. Wendl. ex. H.J. Veitch) H. Wendl. ex Hook.f.

Autores

  • Petterson Baptista da Luz
  • Kathia Fernandes Lopes Pivetta
  • Amanda de Castro
  • Ricardo Soares Pimenta

DOI:

https://doi.org/10.14295/oh.v13i0.1748

Palavras-chave:

Palmeira, propagação, sementes.

Resumo

As palmeiras, juntamente com as árvores, arbustos, gramados e plantas rasteiras, constituem elementos componentes de muitos parques e jardins. São mais de 3500 espécies reunidas em mais de 240 gêneros, espalhadas por todo o mundo, principalmente nas regiões da Ásia, da Indonésia, das Ilhas do Pacífico e das Américas. A espécie Ptychosperma macarthurii (H. Wendl. ex. H.J. Veitch) H. Wendl. ex Hook.f, de origem na Nova Guiné e nordeste da Austrália, conhecida popularmente como palmeira-de-macarthur. Apresenta múltiplos caules, ocasionalmente simples, lisos, verdes, superficialmente anelados; atinge entre 05 a 08 m de altura e 07 cm de DAP (diâmetro na altura do peito), suas folhas são pinadas, arqueadas, em número de 8 a 14 para cada haste. É uma espécie de valor ornamental, tendo seu uso freqüente na composição de vasos e na arborização de parques e jardins (Lorenzi et al., 2004).
A conservação de sementes de palmeiras é problemática; essas sementes podem ser armazenadas com sucesso por períodos variáveis, de acordo com a espécie, desde que sejam limpas e secas ao ar, polvilhadas com fungicida, embaladas hermeticamente em recipientes de plástico e armazenadas à temperatura de 18 a 23°C (Broschat, 1994). 
Vários estudos foram feitos avaliando diferentes condições de armazenamento de sementes, por períodos prolongados, ou seja, acima de 30 dias, de várias palmeiras como Euterpe edulis (Bovi & Cardoso, 1978; Figliolia et al., 1987; Andrade et al., 1996; Nodari et al., 1998) Euterpe oleraceae (Araújo et al., 1994) e Phoenix loureirii (Araújo & Barbosa, 1992). 
Não há muitas informações na literatura sobre o armazenamento temporário, ou seja, por quanto tempo as sementes se mantêm viáveis após a colheita. Graziano (1982), verificou que as sementes das palmeiras Euterpe edulis e Ptychosperma macarthurii, secas à sombra e acondicionadas em sacos de papel em condições ambientais, perderam a viabilidade 21 dias após a colheita. Pivetta et al. (2003) relataram que a porcentagem de germinação foi mais alta e rápida em sementes de D. album semeadas imediatamente após a colheita, diminuindo ao longo do período de 10 dias. Já para Thrinax parviflora, Pivetta et al. (2005) verificaram que as sementes germinaram mais lentamente quando semeadas logo após a colheita e mais rapidamente quando colocadas para germinar 6 e 7 dias após; as sementes armazenadas durante dez dias apresentaram 92% de germinação com valores máximos de germinação (94% para ambos) 4 e 5 dias após a colheita. A porcentagem de germinação por ocasião da colheita (68%) foi inferior à obtida após o armazenamento, mostrando que as sementes, quando colhidas, provavelmente ainda não tinham atingido o ponto de maturidade fisiológica. 
Visando elucidar alguns aspectos referentes à produção de mudas de Ptychosperma macarthurii, este trabalho teve como objetivo, estudar o efeito do armazenamento temporário na germinação de sementes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-06-14

Edição

Seção

Artigos