Indução de calos friáveis em segmentos nodais de Lophantera lactescens Ducke.

Autores

  • Bruno Henrique Crespo Porto
  • Mariana Silva Duarte
  • Desiane Amaral de Deus
  • Kelly Carla Almeida de Souza
  • Heber dos Santos Abreu

DOI:

https://doi.org/10.14295/oh.v13i0.1743

Palavras-chave:

Lophantera lactescens Ducke, metabólitos bioativos, calos friáveis, segmentos nodais.

Resumo

A utilização de plantas medicinais vem crescendo a cada ano e as informações sobre o assunto para fins comerciais ainda são escassas (Newall et al., 2002).
Lophantera lactescens Ducke (Malpighiaceae) é uma espécie endêmica da Amazônia brasileira, ocorrendo tanto no interior de mata primária densa como em formações secundárias (Lorenzi, 1992). É utilizada pelos nativos como agente febrífugo sobre a malária, através da ingestão de casca e folhas sobre a forma de infusão. Interessados encontrar um substituto do quinina, Ribeiro e Machado (1946) pesquisaram a espécie e descreveram o isolamento de um alcalóide denominado Lofanterina. Estudos envolvendo a obtenção de constituintes químicos permitiram o isolamento do nor-triterpeno codificado como LLD-3, que apresenta ação antiálgica, antitérmica e bloqueadora dos canais de potássio (Abreu et al., 1990).
Embora muitos compostos derivados de plantas medicinais possam ser sintetizados em laboratório, tal síntese é freqüentemente complexa, com rendimentos abaixo do esperado, corroborando assim uma produção economicamente inviável destes metabólitos de interesse (Holton, 1994; Nicolau, 1994). Quando o cultivo convencional é inviável, o uso de técnicas biotecnológicas se constitui uma ferramenta bastante útil para a obtenção de culturas de células in vitro e reprodução de explantes com características desejáveis, tais como: resistência a pragas e outras condições de estresse, alta produtividade e elevado rendimento de substâncias ativas de interesse (Zenck, 1998).
Conduziu-se o presente trabalho com o objetivo de estudar o efeito do 2,4-D na indução de calos friáveis, visando estudos posteriores de prospecção de moléculas bioativas através da cultura de células in vitro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-06-14

Edição

Seção

Artigos