Influencia de diferentes concentrações de MS no teor e composição química do óleo essencial de Melissa officinalis L.

Érika Soares Reis, José Eduardo Brasil Pereira Pinto, Luciana Domiciano Silva Rosado, Ricardo Monteiro Corrêa

Abstract


Espécie originária da região que circunda o Mediterrâneo e também a Ásia, Melissa officinalis L., conhecida popularmente como erva cidreira, é uma planta arbustiva, da família Lamiaceae, podendo atingir de 20 a 80 cm de altura, apresentando várias propriedades medicinais como calmante, sedativa, contra enxaqueca, tensão nervosa e ansiedade (Launert, 1989).
O óleo essencial encontra-se em toda a planta, mas sua composição e teor específico variam de acordo com a parte da planta selecionada (Silva, 1998), as condições climatéricas de desenvolvimento, a época de colheita, a origem das plantas, a preparação das amostras e as técnicas de isolamento.
A cultura de tecidos vem sendo uma técnica amplamente utilizada como ferramenta biotecnológica para o estudo do metabolismo, fisiologia, desenvolvimento e reprodução de plantas com propriedades medicinais, tais como resistência a pragas e acúmulo de substâncias ativas de interesse comercial.
O meio ambiente e os fatores nutricionais, bem como o meio de cultura podem controlar o cultivo in vitro. Além de facilitar a propagação das plantas, as técnicas in vitro podem auxiliar vantajosamente no estudo da produção, acúmulo e metabolismo de importantes metabólitos secundários (Hypolyte, 2000).
De acordo com as pesquisas levantadas neste trabalho, infere-se que a capacidade de produção e o acúmulo de óleo essencial de brotos in vitro de M. officinalis não foram ainda suficientemente estudados. Sendo assim, o objetivo neste trabalho foi estudar o teor e a composição química do óleo essencial de Melissa officinalis L., em diferentes concentrações de meio MS. 


Keywords


Melissa officinalis, planta medicinal, cultura de tecidos.



DOI: https://doi.org/10.14295/oh.v13i0.1739

ISSN: 2447-536X

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

SBFPO - Sociedade Brasileira de Floricultura e Plantas Ornamentais | Cadastre-se na revista | Página Oficial SEER | Ajuda do sistema