Influencia de diferentes concentrações de MS no teor e composição química do óleo essencial de Melissa officinalis L.

Autores

  • Érika Soares Reis
  • José Eduardo Brasil Pereira Pinto
  • Luciana Domiciano Silva Rosado
  • Ricardo Monteiro Corrêa

DOI:

https://doi.org/10.14295/oh.v13i0.1739

Palavras-chave:

Melissa officinalis, planta medicinal, cultura de tecidos.

Resumo

Espécie originária da região que circunda o Mediterrâneo e também a Ásia, Melissa officinalis L., conhecida popularmente como erva cidreira, é uma planta arbustiva, da família Lamiaceae, podendo atingir de 20 a 80 cm de altura, apresentando várias propriedades medicinais como calmante, sedativa, contra enxaqueca, tensão nervosa e ansiedade (Launert, 1989).
O óleo essencial encontra-se em toda a planta, mas sua composição e teor específico variam de acordo com a parte da planta selecionada (Silva, 1998), as condições climatéricas de desenvolvimento, a época de colheita, a origem das plantas, a preparação das amostras e as técnicas de isolamento.
A cultura de tecidos vem sendo uma técnica amplamente utilizada como ferramenta biotecnológica para o estudo do metabolismo, fisiologia, desenvolvimento e reprodução de plantas com propriedades medicinais, tais como resistência a pragas e acúmulo de substâncias ativas de interesse comercial.
O meio ambiente e os fatores nutricionais, bem como o meio de cultura podem controlar o cultivo in vitro. Além de facilitar a propagação das plantas, as técnicas in vitro podem auxiliar vantajosamente no estudo da produção, acúmulo e metabolismo de importantes metabólitos secundários (Hypolyte, 2000).
De acordo com as pesquisas levantadas neste trabalho, infere-se que a capacidade de produção e o acúmulo de óleo essencial de brotos in vitro de M. officinalis não foram ainda suficientemente estudados. Sendo assim, o objetivo neste trabalho foi estudar o teor e a composição química do óleo essencial de Melissa officinalis L., em diferentes concentrações de meio MS. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-06-14

Edição

Seção

Artigos