Levantamento preliminar das principais espécies de palmeiras e perfil das empresas comercializadoras em Goiânia, Goiás.

Joana Tábata Estevam, Talissa de Mello Evangelista, Mariana Resende Machado, Jordana Gabriel Sara, Larissa Leandro Pires

Abstract


As palmeiras, família Arecaceae (Palmae), além da importância econômica pelos diferentes produtos que delas podem ser obtidos, como palmito, óleo, fibras, etc., apresentam ainda alto valor ornamental. São as plantas mais características da flora tropical e, por isso, muito importantes na composição do paisagismo nacional. Juntamente com as árvores, arbustos, gramados e forrações, são elementos componentes de parques e jardins públicos e particulares.
Contudo, apesar da alta demanda existente por esse tipo de planta ornamental, o mercado atual é altamente competitivo, exigindo produtos diferenciados. Assim, faz-se necessário observar e estudar o público-alvo e a espécie candidata, o que exige conhecimento detalhado de sua cadeia de produção (Clemente et al., 2005).
Este trabalho objetivou realizar um levantamento preliminar das espécies de palmeiras ornamentais comercializadas em Goiânia, Goiás, a fim de caracterizar esse elo da cadeia produtiva, identificar suas deficiências e necessidades. Buscou-se conhecer, ainda, os possíveis nichos de mercado para os produtores da região e caracterizar o perfil dos estabelecimentos de venda dessas espécies.


Keywords


Arecaceae; viveiros; caracterização; comercialização.



DOI: https://doi.org/10.14295/oh.v13i0.1730

ISSN: 2447-536X

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

SBFPO - Sociedade Brasileira de Floricultura e Plantas Ornamentais | Cadastre-se na revista | Página Oficial SEER | Ajuda do sistema