Avaliação da contaminação por fungos em fragmentos de tecidos interno e externo de segmentos nodais de cultivares de Mangifera indica L.

Welmo da Costa Oliveira, Solange Rocha Monteiro Andrade, Maria José D’Ávila Charchar, Roberto M. Gonçalves

Abstract


A comercialização da manga apresenta tendência crescente no mercado de frutas e derivados. A cultura de tecidos vegetal é de grande importância para o melhoramento genético, visto que pode acelerar algumas fases do programa. Pesquisas buscam o desenvolvimento de métodos de descontaminação superficial de explantes que propiciem a propagação in vitro da espécie. Visando observar a origem do foco de contaminação por fungos em segmentos nodais da mangueira, fragmentos foram obtidos de tecido interno e externo dos explantes de estacas de diferentes idades (jovens e adultas), em três cultivares (Alfa, Roxa e Tommy Atkins). Assim, para cada cultivar, tinham-se quatro placas, em um total de doze placas. Os fragmentos foram submetidos a desinfestação superficial em álcool 70%, seguido de 2 min. em Hipoclorito de Sódio 1%. Em seguida, as amostras foram inoculadas em meio BDA em placas de Petri, sendo mantidas em BOD com fotoperíodo de 12 horas. A avaliação foi feita aos dez dias após a inoculação em meio de cultura. O experimento foi analisado qualitativamente. Os resultados obtidos demonstraram que nas três cultivares e nas duas idades do tecido, 100% das contaminações são oriundas da região superficial, ao passo que, amostras de tecido interno não apresentaram nenhum tipo de contaminação. Os resultados sugerem que o protocolo de descontaminação superficial de explantes de mangueira precisa ser aprimorado, bem como sugerem a necessidade de tratamentos com fungicidas das matrizes fontes dos explantes.

Keywords


Cultura de tecidos; descontaminação; fungos; Mangifera indica.



DOI: https://doi.org/10.14295/oh.v13i0.1697

ISSN: 2447-536X

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

SBFPO - Sociedade Brasileira de Floricultura e Plantas Ornamentais | Cadastre-se na revista | Página Oficial SEER | Ajuda do sistema