Geminação de grãos de pólen de nêspereira e ameixeira utilizando Nitrato de cálcio e Ácido borico em diferentes níveis de pH.

Autores

  • Gilberto Eustáquio Rebeiro Junior
  • Leila Aparecida Salles Pio
  • Oscar Hafle
  • Ludimilla de Lima Cavallari
  • José Darlan Ramos
  • Moacir Pasqual

DOI:

https://doi.org/10.14295/oh.v13i0.1692

Palavras-chave:

Cultivo in vitro, Palinologia, Melhoramento genético

Resumo

A germinação de grãos de pólen in vitro é um dos métodos que permite verificar a sua fertilidade, sendo de grande importância em programas de melhoramento de frutíferas.O cálcio adicionado ao meio de cultura para germinação de grãos de pólen propicia características fisiológicas como tubo polínico e grão de pólen com menor sensibilidade a variações do meio básico, menor permeabilidade do tubo polínico, crescimento do mesmo com forma linear e aparência rígida.   
Os grãos de pólen das angiospermas necessitam de uma fonte de carbono, de boro, e freqüentemente de outros nutrientes para promover a sua germinação (GALLETTA, 1983 
Os principais componentes do meio de cultura para a germinação de pólen têm sido os tipos e concentrações de açúcares e distintas concentrações de boro (MIRANDA & CLEMENT, 1990). A sacarose empregada no meio de cultura tem por finalidade proporcionar o equilíbrio osmótico entre o pólen e o meio de germinação e fornecer energia para auxiliar o processo de desenvolvimento do tubo polínico (STANLEY & LINSKENS, 1974).   
O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito do ácido bórico e nitrato de cálcio e a influência do pH na germinação in vitro de grãos de pólen de nespereira (Eriobotrya japonica Lindl., cv Mizauto)  e ameixeira (Prunus doméstica L  cv. C Lion).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-06-14

Edição

Seção

Artigos