Germinação in vitro de embriões zigótico de pinhão-manso

Claudinéia Ferreira Nunes, Moacir Pasqual, Dalilhia Nazaré dos Santos, Adriene Matos dos Santos

Abstract


O óleo do pinhão-manso é considerado eficiente para a produção de biodiesel. Porém, um grande número de informações referentes à espécie precisam ser geradas, envolvendo estudos técnicos científicos, novas alternativas de propagação da espécie e criação e manutenção de banco de germoplasma.
O cultivo in vitro de embriões é considerado uma das vias de propagação que pode ser utilizada para avançar nos conhecimentos sobre  a biologia do pinhão-manso, uma vez que essa técnica permite estudos nas áreas de fisiologia e melhoramento vegetal. Entretanto, o cultivo de embriões exige cuidados fundamentais para o seu sucesso, tais como: assepsia do explante, excisão do embrião e meio de cultivo que atenda às exigências dos diferentes estádios de desenvolvimento embrionário. Dependendo da espécie e do estádio de desenvolvimento dos embriões, o meio de cultura deve ser desprovido de carboidratos ou suplementado com concentrações mínimas desse constituinte (Garcia et al., 2002). O estádio fisiológico do fruto e/ou do embrião no cultivo in vitro é fundamental para a expressão de seu potencial morfogenético. Pereira et al. (2006), trabalhando com murmuru (Astrocaryum ulei) verificaram que embriões oriundos de frutos maduros apresentaram maior crescimento in vitro, quando comparado aos embriões oriundos de frutos imaturos. Mediante a necessidade de produção de grande quantidade de mudas e da ampliação do conhecimento da espécie, o objetivo do presente trabalho foi avaliar a influência de concentrações de sacarose e a idade fisiológica do fruto na germinação in vitro de embriões zigóticos de pinhão-manso.


Keywords


Jatropha curcas, sementes oleaginosas, carboidrato, estádio fisiológico.



DOI: https://doi.org/10.14295/oh.v13i0.1690

ISSN: 2447-536X

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

SBFPO - Sociedade Brasileira de Floricultura e Plantas Ornamentais | Cadastre-se na revista | Página Oficial SEER | Ajuda do sistema