Efeito de diferentes concentrações de água de coco e carvão ativado no cultivo in vitro de pinhão-manso.

Claudinéia Ferreira Nunes, Moacir Pasqual, Dalilhia Nazaré dos Santos, Adriene Matos dos Santos

Abstract


O pinhão-manso (Jatropha curcas L.), uma das espécies cultivadas do gênero Jatropha, é uma planta que apresenta grande potencial econômico para o mercado de biocombustíveis, podendo diversificar o sistema de produção e a renda dos agricultores brasileiros.
Na natureza, assim como, em pequenos viveiros onde é cultivada, essa planta também pode ser propagada por meio de sementes ou estacas. Além da propagação in vitro por meio de técnicas auxiliares à cultura de tecidos, como a cultura de embriões.
O crescimento dos embriões e/ou culturas in vitro depende da combinação de inúmeros fatores, ou seja, da otimização da concentração de nutrientes minerais e de substâncias orgânicas presentes no meio nutritivo. A junção desses componentes proporciona uma condição favorável para o crescimento e desenvolvimento de in vitro.
A água de coco, por exemplo, pode ser usada como suplementação no meio de cultura, fornecendo açúcares e outros glicídios. Ferreira et al. (2004) citam à utilização de água de coco, no cultivo in vitro, de cupuaçu.
Muitas substâncias são utilizadas em meio nutritivo, com o objetivo de estimular e melhorar o crescimento do explante. O carvão ativado promove o crescimento de embriões e favorece o enraizamento e o alongamento das raízes. Vários autores como Villa et al. (2006) trabalhando com figueira (Fícus carica L) e também, Erig et al. (2004) trabalhando com pereira (Pyrus communis L) citam os efeitos do carvão ativado em seus trabalhos.
Considerando os aspectos mencionados e o restrito conhecimento técnico-científico sobre a espécie Jatropha curcas L, com este trabalho objetivou-se estudar os efeitos da água de coco e do carvão ativado no cultivo in vitro de embriões de pinhão-manso.


Keywords


Jatropha curcas ,Euphorbiaceae, cultivo in vitro, embriogênese.



DOI: https://doi.org/10.14295/oh.v13i0.1688

ISSN: 2447-536X

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

SBFPO - Sociedade Brasileira de Floricultura e Plantas Ornamentais | Cadastre-se na revista | Página Oficial SEER | Ajuda do sistema