Efeito do manitol na conservação in vitro de coqueiro anão verde do Brasil de Jiqui *.

Ana da Silva Ledo, Adriane Oliveira Cunha, Giuseppe Serra Seca Vieira, Karla Cristina Santos Freire, Caroline Araújo Machado

Abstract


Técnicas de cultura de tecidos têm sido aplicadas como estratégias complementares para a conservação de recursos genéticos vegetais e apresentam vantagens (Nass, 2001), como a manutenção de um grande número de acessos num pequeno espaço físico e livres dos riscos que existem em condições ex vitro. A conservação de plantas in vitro se baseia no cultivo das coleções em laboratório, a partir da técnica de cultura de tecidos (George, 1993). Nestas condições, a conservação de germoplasma in vitro pode ser feita a partir de mudanças no ambiente de cultivo para desacelerar ou suprimir totalmente o crescimento de células, tecidos e órgãos (Withers & Williams, 1998).
O manitol apresenta um efeito retardante no crescimento e desenvolvimento de um grande número de espécies, e é utilizado com bastante freqüência na conservação in vitro. Normalmente, este carboidrato é adicionado ao meio, para redução do seu potencial hídrico. Assim, os cultivos são sujeitos a uma desaceleração no seu crescimento, devido a um estresse osmótico causado pela redução na absorção de água e nutrientes do meio (Fortes & Pereira, 2001).
O coqueiro é a palmeira de maior importância sócio-econômica das regiões tropicais. Os principais países produtores de coco, segundo a FAO (2007), são Filipinas (13 mil t), Indonésia (13 mil t) e Índia (9 mil t). O Brasil é atualmente o quarto maior produtor com 2.695.200 t. A Embrapa Tabuleiros Costeiros vem implementado um programa de melhoramento genético e conservação de germoplasma para a espécie há mais de 20 anos. Dessa forma o estabelecimento de técnicas alternativas e complementares de conservação torna-se prioritário. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito do manitol sobre o crescimento de embriões zigóticos de coqueiro anão verde do Brasil de Jiqui visando a conservação in vitro como estratégia complementar.

Keywords


Cocos nucifera L., germoplasma, regulador osmótico, crescimento lento.



DOI: https://doi.org/10.14295/oh.v13i0.1684

ISSN: 2447-536X

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

SBFPO - Sociedade Brasileira de Floricultura e Plantas Ornamentais | Cadastre-se na revista | Página Oficial SEER | Ajuda do sistema