Etileno e Nitrato de prata na indução e regeneração de embriões em anteras de Coffea arabica L.

Autores

  • José Magno Queiroz Luz
  • Adelaide Siqueira Silva
  • Cecília Alves Bittar
  • Leandro de Oliveira Lino
  • Tatiana Michlovská Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.14295/oh.v13i0.1674

Palavras-chave:

Coffea arabica, cultura de anteras, embriogênese, etileno, AgNO3.

Resumo

A cafeicultura tem se expandido de tal forma, que cada vez mais têm se exigido melhores padrões na qualidade da bebida, na produtividade dos grãos, na maturação uniforme em épocas diferenciadas de colheita e resistência e, ou, tolerância a doenças, pragas e a condições adversas do meio ambiente e ainda a obtenção de novos cultivares adaptados às diferentes regiões cafeeiras e aos sistemas de cultivo. O uso de cultivares melhoradas geneticamente pode ser a solução, uma vez que os programas de melhoramento têm apresentado resultados promissores na cultura do café, no que se refere ao aumento de produtividade e obtenção de novos cultivares. As técnicas convencionais de melhoramento têm sido amplamente utilizadas neste propósito. O melhoramento genético do cafeeiro por meio de métodos convencionais, é um processo demorado, podendo levar mais de 30 anos para se obter uma nova cultivar.
A redução deste tempo é possível por meio da produção de linhagens homozigóticas oriundas de dihaplóides. Existem alguns métodos para a obtenção de di-haplóides, cuja eficiência é variável de acordo com a espécie. Uma das técnicas é a cultura de anteras, a qual tem se mostrado eficiente para diversas espécies, sendo uma alternativa para acelerar os programas de melhoramento genético na cultura do cafeeiro. Para se obter plantas dihaplóides, via androgênese, é necessário adaptar a composição do meio de cultura ao açúcar ou aminoácidos junto com os reguladores de crescimento (Nitsch, 1981).
Uma das linhas que está sendo explorada com o contínuo aumento dos estudos com o cultivo in vitro de vegetais é a composição e a influência de gases nos recipientes de cultivo. O etileno é um regulador de crescimento gasoso natural da planta. No cultivo in vitro, a produção e ação desse gás nos recipientes de cultivo afetam diretamente a resposta do explante, sendo ela positiva ou negativa (Pasqual et al., 2002). Por causa da ação negativa, há vários estudos sobre os inibidores do etileno, como por exemplo o nitrato de prata (AgNO3).
Neste sentido este trabalho teve o objetivo estudar o efeito do etileno e do nitrato de prata na indução e regeneração in vitro de embriões em anteras de Coffea arabica L.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-06-14

Edição

Seção

Artigos