Desenvolvimento in vitro de raízes em brotos adventícios de sisal (Agave sisalana Per.) sob diferentes concentrações de AIB e Carvão Ativado.

Ana Paula de Souza Rios, Sandra Regina de Oliveira Domingos Queiroz, Fernando dos Santos Carneiro, Camila dos Santos Lyra, José Raniere Ferreira de Santana

Abstract


A Agave sisalana Per é uma espécie vegetal pertencente a família Amarilidaceae, planta originária de solos pobres ou desérticos da A. Central e do México. É um vegetal rico em fibras vasculares que são longas e bastante resistentes. Estas fibras são excelentes para produção de cordas, barbantes, tapetes e esteiras (Braga, 1985).
Atualmente, o uso de técnicas de cultura de tecidos tem se apresentado como alternativa para obtenção de mudas de grande número de plantas, principalmente de interesse econômico, em curto espaço de tempo em qualquer época do ano.
Segundo Melo et al. (1999), outro fator importante para o sucesso do sistema de micropropagação, é a conjugação de fatores nutritivos, ambientais e endógenos. No caso específico de fatores ambientais, procura-se estudar os componentes do meio de cultura, como os sais minerais, vitaminas, entre outros. Além dos fatores externos como os reguladores de crescimento onde pode se destacar as auxinas que são indispensáveis à indução de divisão celular; diferenciação de raízes e crescimento das culturas (Preece, 1995).
Segundo George (1996), as raízes de plantas cultivadas in vitro não se desenvolvem de forma adequada para muitas espécies micropropagadas. O enraizamento in vitro sem o emprego de reguladores ou diretamente no solo é desejável sob o aspécto econômico e robotização. Poucos trabalhos tem sido conduzidos para este fim, especialmente para as espécies de interesse econômico, como o sisal.
Muitos autores têm verificado os efeitos benéficos da adição de carvão ativado ao meio de cultura como promotor de crescimento (Shi et al., 2000) e indutor de raízes (George e Ravishankar, 1997).
Pouco se sabe sobre o enraizamento in vitro desta espécie por isso se faz necessário determinar as exigências qualitativas e quantitativas do fitorregulador AIB e do carvão ativado no enraizamento in vitro de brotos adventícios de sisal.


Keywords


Agave sisalana Per., Brotos adventícios, AIB, carvão ativado.



DOI: https://doi.org/10.14295/oh.v13i0.1659

ISSN: 2447-536X

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

SBFPO - Sociedade Brasileira de Floricultura e Plantas Ornamentais | Cadastre-se na revista | Página Oficial SEER | Ajuda do sistema