Efeito do potencial osmótico na germinação e crescimento in vitro de Syngonanthus mucugensis Giulietti visando à conservação in vitro.

Cristina Ferreira Nepomuceno, Priscila Tavares Fonseca, Tecla dos Santos Silva, Alone Lima Brito, José Raniere Ferreira Santana

Abstract


Syngonanthus mucugensis pertence à família Eriocaulaceae, está entre as espécies do gênero Syngonanthus com grande valor ornamental e alto valor econômico devido ao belíssimo aspecto das inflorescências. As quais apresentam textura paleácea com cor bege e inflorescência em forma de capítulos com flores muito pequenas. É uma espécie endêmica da região da Chapada Diamantina, localizada mais precisamente na Serra do Sincorá, mas devido ao extrativismo encontra-se ameaçada de extinção.
O cultivo in vitro de S. mucugensis (sempre-viva) tem por meta viabilizar o aumento da produtividade, utilizando técnicas de cultura de tecidos vegetais que permitem a coleção de germoplasma, preservação e o cultivo em escala comercial (Paixão-Santos et al., 2006).
A análise da interferência do potencial osmótico constitui um processo importante na micropropagação e na conservação in vitro de germoplasma à medida que está associada à absorção de nutriente e H2O, interferindo nas reações metabólicas e, portanto, nos processos morfológicos e fisiológicos da planta. No processo de conservação in vitro é necessário que as plantas tenham o crescimento reduzido, ou seja, que a sua atividade metabólica seja reduzida, contudo sem afetar sua viabilidade, isto pode ser alcançado alterando-se o potencial osmótico do meio de cultura, reduzindo então a disponibilidade de água (Castro e Hilhorst, 2004).
A conservação in vitro possui grande importância não só sob o ponto de vista econômico como também prático, possibilitando a manutenção da fidelidade genética, além de facilitar a disponibilidade de material para o melhoramento genético e o intercâmbio de germoplasma (Withers e Williams, 1998; Faria et al., 2006).
Este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito do potencial osmótico do meio de cultura na germinação e crescimento in vitro de Syngonanthus mucugensis, permitindo o estabelecimento de estratégias para a conservação in vitro.


Keywords


Syngonanthus mucugensis; Eriocaulaceae; sempre-viva; potencial osmótico.



DOI: https://doi.org/10.14295/oh.v13i0.1657

ISSN: 2447-536X

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

SBFPO - Sociedade Brasileira de Floricultura e Plantas Ornamentais | Cadastre-se na revista | Página Oficial SEER | Ajuda do sistema