Influência de explantes e reguladores de crescimento na micropropagação de sisal (Agave sisalana Per.).

Ana Paula de Souza Rios, Sandra Regina de Oliveira Domingos Queiroz, Fernando dos Santos Carneiro, Camila dos Santos Lyra, José Raniere Ferreira de Santana

Abstract


A Agave sisalana Per. é uma espécie vegetal altamente produtora de fibra e extremamente resistente à seca (Binh et al., 1990). Possui uma grande importância econômica para o nordeste do Brasil, principalmente para a Bahia. Atualmente, cerca de 70 mil brasileiros dependem da cultura do sisal para sobreviver (Silva, 2003).
O sisal é propagado vegetativamente por bulbilhos e por rebentões. A propagação no campo é muito lenta, sendo insuficiente para uma produção massiva de plantas de interesse comercial, já que se trata de uma espécie de grande potencial econômico para o nordeste.
Segundo Bosa et al. (2003) a técnica de propagação in vitro vem sendo utilizada com amplo sucesso para produção de mudas em escala comercial.
A utilização das técnicas de cultura de tecidos vegetais in vitro, oferece uma propagação rápida e massiva de plantas livres de pragas e enfermidades (Blanco et al. 2004).
Vários trabalhos relatam sobre o rápido desenvolvimento in vitro de espécies da família Agavaceae (Powers & Backhaus, 1989; Groenewald et al., 1977).
O processo de organogênese in vitro é muito complexo, pois envolve múltiplos fatores externos e internos, a interação entre fonte de explante, meio de cultura e fatores do ambiente (George, 1993). Este processo também depende da ação de reguladores de crescimento exógenos, em particular auxinas e citocininas e da habilidade do tecido em responder aos efeitos desses hormônios durante o processo de cultivo in vitro (Sugiyama, 1999).
O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito dos reguladores de crescimento vegetal BAP (Benzilaminopurina) e ANA (Ácido naftalenoacético) e de diferentes explantes na multiplicação in vitro de Agave sisalana Per.


Keywords


Agave sisalana Per.; brotos; organogênese direta.



DOI: https://doi.org/10.14295/oh.v13i0.1655

ISSN: 2447-536X

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

SBFPO - Sociedade Brasileira de Floricultura e Plantas Ornamentais | Cadastre-se na revista | Página Oficial SEER | Ajuda do sistema