Efeito de zeatina e concentração do meio de cultura MS na multiplicação in vitro de gérbera (Gerbera jamesonii)

Diogo Pedrosa Corrêa da Silva, Patrícia Duarte de Oliveira Paiva, Renato Paiva, Cleilton Vasconcelos Moreira, Jessé Marques Silva Júnior, Raírys Cravo Nogueira

Abstract


A floricultura brasileira teve maior destaque como uma atividade economicamente lucrativa a partir dos anos 60. Com o passar dos anos essa atividade aumentou devido a grande participação de imigrantes vindo do Japão e da Holanda, quem vem contribuindo até hoje com a floricultura brasileira.
As técnicas de cultura de tecidos têm sido amplamente empregadas para a propagação de plantas, principalmente as ornamentais, entre estas se destacam a violeta e a gérbera, as quais são responsáveis por mais de 70% dentre quarenta espécies de plantas ornamentais produzidas pela França através de cultura de tecidos (Bouzigues, 1987).
Uma das maneiras que pode ser conduzida a micropropagação in vitro é pela multiplicação de brotações através de sucessivas subculturas, ou seja, as gemas auxiliares são estimuladas a crescerem formando tufos de brotos, os quais são subdivididos dando origem a novos explantes, que por sua vez repetem o mesmo processo.
Segundo Pierik et al (1982) é fundamental a utilização de citocininas no meio de cultura para obter ótimas taxas de multiplicação. No entanto, a escolha da citocinina e da concentração a ser utilizada, dependerá da cultivar considerada.
A gérbera (Gerbera jamesonii) é uma espécie ornamental que apresenta flores com boa durabilidade e uma gama de cores que pode satisfazer os mercados mais exigentes. Nesse contexto, estudos vêm sendo realizados buscando encontrar a melhor alternativa para a propagação comercial desta espécie.
O uso das técnicas de cultura de tecidos permite a obtenção em curto espaço de tempo, de uma grande quantidade de plantas uniformes e sadias. Para o sucesso da micropropagação em grande escala, três etapas, a saber, devem ser vencidas: (a) estabelecimento dos explantes primários em meio de cultura, (b) Adequação do meio ótimo para o cultivo, bem como com as condições externas, para obter altas taxas de multiplicação e (c) Indução de raízes e aclimatização das plantas após transferência para o solo.
Esse trabalho teve como objetivo testar a zeatina na indução de brotações in vitro de Gerbera jamesonii cv. Jaguar cream.


Keywords


Gerbera jamesonii, brotação, citocinina.



DOI: https://doi.org/10.14295/oh.v13i0.1629

ISSN: 2447-536X

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

SBFPO - Sociedade Brasileira de Floricultura e Plantas Ornamentais | Cadastre-se na revista | Página Oficial SEER | Ajuda do sistema