Efeito de zeatina e concentração do meio de cultura MS na multiplicação in vitro de gérbera (Gerbera jamesonii)

Autores

  • Diogo Pedrosa Corrêa da Silva
  • Patrícia Duarte de Oliveira Paiva
  • Renato Paiva
  • Cleilton Vasconcelos Moreira
  • Jessé Marques Silva Júnior
  • Raírys Cravo Nogueira

DOI:

https://doi.org/10.14295/oh.v13i0.1629

Palavras-chave:

Gerbera jamesonii, brotação, citocinina.

Resumo

A floricultura brasileira teve maior destaque como uma atividade economicamente lucrativa a partir dos anos 60. Com o passar dos anos essa atividade aumentou devido a grande participação de imigrantes vindo do Japão e da Holanda, quem vem contribuindo até hoje com a floricultura brasileira.
As técnicas de cultura de tecidos têm sido amplamente empregadas para a propagação de plantas, principalmente as ornamentais, entre estas se destacam a violeta e a gérbera, as quais são responsáveis por mais de 70% dentre quarenta espécies de plantas ornamentais produzidas pela França através de cultura de tecidos (Bouzigues, 1987).
Uma das maneiras que pode ser conduzida a micropropagação in vitro é pela multiplicação de brotações através de sucessivas subculturas, ou seja, as gemas auxiliares são estimuladas a crescerem formando tufos de brotos, os quais são subdivididos dando origem a novos explantes, que por sua vez repetem o mesmo processo.
Segundo Pierik et al (1982) é fundamental a utilização de citocininas no meio de cultura para obter ótimas taxas de multiplicação. No entanto, a escolha da citocinina e da concentração a ser utilizada, dependerá da cultivar considerada.
A gérbera (Gerbera jamesonii) é uma espécie ornamental que apresenta flores com boa durabilidade e uma gama de cores que pode satisfazer os mercados mais exigentes. Nesse contexto, estudos vêm sendo realizados buscando encontrar a melhor alternativa para a propagação comercial desta espécie.
O uso das técnicas de cultura de tecidos permite a obtenção em curto espaço de tempo, de uma grande quantidade de plantas uniformes e sadias. Para o sucesso da micropropagação em grande escala, três etapas, a saber, devem ser vencidas: (a) estabelecimento dos explantes primários em meio de cultura, (b) Adequação do meio ótimo para o cultivo, bem como com as condições externas, para obter altas taxas de multiplicação e (c) Indução de raízes e aclimatização das plantas após transferência para o solo.
Esse trabalho teve como objetivo testar a zeatina na indução de brotações in vitro de Gerbera jamesonii cv. Jaguar cream.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-06-14

Edição

Seção

Artigos