Efeito de diferentes concentrações de BAP e Cinetina na micropropagação in vitro das variedades RB867515 e RB855156 de cana-de-açúcar (Saccharum spp).

Autores

  • Rafael Augusto Vieira
  • Clandio Medeiros da Silva
  • Eliezer Rodrigues de Souto
  • Maria de Fátima Pires da Silva Machado
  • Fernando Teruhiko Hata
  • Fernanda Santos Marcuz

DOI:

https://doi.org/10.14295/oh.v13i0.1621

Palavras-chave:

Saccharum spp., cultivo in vitro, citocininas,

Resumo

A micropropagação é a principal técnica de cultura de tecidos com potencial de utilização na agricultura. A aplicação da propagação in vitro em cana-de-açúcar (Saccharum spp) é uma alternativa vantajosa em programas de melhoramento para a multiplicação de variedades, devido à economia de tempo em relação às técnicas convencionais (Lee, 1984). Aliado a isso, obtém-se mudas de excelente qualidade fitossánitaria, geneticamente uniformes e idênticas ao material vegetal de origem.
No entanto, para que o uso prático tenha viabilidade econômica, faz-se necessária a otimização das condições de cultivo para cada espécie e/ou variedade que se deseja multiplicar. Dentre os fatores relevantes à otimização do protocolo de micropropagação e que possuem relação direta com o desenvolvimento dos explantes, a relação das concentrações de fitohormônios suplementados no meio de cultura tem papel destacado.
Em Amoreira-preta cv. Tupy, a utilização de 6-benzilaminopurina promove aumento na taxa de multiplicação até a concentração de 5,1µM (Erig et al.,2002). Porém, para outras frutíferas, como as da família Prunaceae, tais como a Ameixeira ´Santa Rosa´ e o pessegueiro, a literatura indica uma correlação negativa entre o aumento da concentração de BAP e o alongamento dos brotos (Rogalski et al., 2003)
Segundo George & Sherrington (1984), o crescimento e a morfogênese in vitro são fatores regulados pela interação e balanço dos fitohôrmonios existentes no meio de cultura, principalmente citocininas e auxinas. As citocininas são utilizadas para quebrar a dominância apical dos brotos, e aumentar a taxa de multiplicação. Deste modo, ocorre um grande número de brotações por meio do crescimento de meristemas laterais. 
Este trabalho teve como objetivo avaliar o desempenho de meristemas apicais da variedade RB867515 e brotações da variedade RB855156 de cana-de-açúcar, em meio MS (Murashige & Skoog, 1962), suplementado com nove diferentes concentrações das citocininas 6-benzilaminopurina e cinetina, e aperfeiçoar o protocolo de micropropação empregado para a obtenção de mudas de cana-deaçúcar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-06-14

Edição

Seção

Artigos