Efeito de diferentes concentrações de ácido silícico e do meio de cultura MS no desenvolvimento in vitro de gérbera

Autores

  • Diogo Pedrosa Corrêa da Silva
  • Patrícia Duarte de Oliveira Paiva
  • Renato Paiva
  • Gabriela Ferreira Nogueira
  • Jorge Marcelo Padovani Porto
  • Raírys Cravo Nogueira

DOI:

https://doi.org/10.14295/oh.v13i0.1615

Palavras-chave:

Gerbera jamesonii, cultivo in vitro, silício.

Resumo

A gérbera (Gerbera jamesonii) é uma espécie ornamental de grande expressão na Europa, Estados Unidos e Ásia, onde é utilizada predominantemente como flor de corte. Destacam-se, nesse contexto, Holanda, França e Itália, na Europa e Japão, na Ásia, como grandes produtores.
A propagação natural de gérbera pode ser feita por meio de sementes ou por divisão de touceiras. Ambos os métodos são inconvenientes quando se pensa em propagação em âmbito comercial, pois, suas sementes originam progênies desuniformes pela alogamia da espécie e a divisão de touceiras dissemina e acumula doenças por meio de sucessivas gerações.
O uso das técnicas de micropropagação permite que se consiga, em um curto espaço de tempo, grande número de plantas com qualidade superior. O emprego da cultura de tecidos tem sido crescente para a gérbera, tornando-se uma alternativa bastante viável para sua propagação assexual. 
O uso do silício é um dos mecanismos estudados pra aumentar a resistência da planta contra ataque de doenças pragas, e também na maior resistência contra tombamento e maior tempo pos colheita. O silício em micropartículas tem sido veiculado junto ao adubo NPK e o seu efeito no controle de doenças de folhagens tem sido constatado por diversos autores (Stumpf & Heath, 1985; Carver et al., 1987; Menzies et al., 1991; Fosket, 1994). Mas não existem trabalhos sobre a utilização de silício in vitro. 
Objetivou-se nesse trabalho testar a funcionalidade do ácido silícico no cultivo in vitro de Gérbera para verificar sua eficiência no desenvolvimento da planta in vitro e também a concentração do meio de cultura diminuindo, assim, os gastos na produção de Gérberas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-06-14

Edição

Seção

Artigos